Após 22 dias de apagão, energia elétrica é completamente restabelecida no Amapá, diz governo

Segundo transformador entrou em operação nesta terça-feira (24), três semanas após incêndio atingir a principal subestação do estado.

Um anúncio feito na manhã desta terça-feira (24) pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) aponta que após 22 dias de apagão, o fornecimento de energia elétrica foi normalizado em todo o Estado. O Ministério de Minas e Energia (MME)  também assegurou que 100% do fornecimento foi restabelecido.

“Na madrugada de hoje (24/11), às 3h30, foi energizado o segundo transformador na subestação Macapá, sendo possível restabelecer completamente o fornecimento de energia elétrica no estado do Amapá”, disse em nota.

O apagão no Amapá durou 22 dias. (Foto: Emiliano Capozoli/LMTE)

Ainda segundo o MME, houve a “energização de mais um transformador na subestação Macapá, transportado de Laranjal do Jari, que integra um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas. Com isso, o sistema elétrico do Amapá conta atualmente com o suprimento a partir de dois transformadores na subestação Macapá (que conecta o estado ao Sistema Interligado Nacional), da geração da usina hidrelétrica Coaracy Nunes e da geração térmica local instalada nesta semana”, acrescentou a nota.

Causa

Um transformador instalado na principal subestação do Estado, incendiou no dia 3 de novembro e as investigações seguem para se entender as causas do ocorrido.

Com um primeiro blecaute causado no dia 3 de novembro, a população amapaense ficou pelo menos 4 dias sem energia elétrica. Após isso, um novo apagão foi registrado no dia 17 de novembro e nesse período, intercalando idas e vindas no fornecimento elétrico.

Entre os prejuízos, o sistema de telecomunicação parou, os preços de alimentos e água se tornaram absurdos e a população se viu em meio a uma onda de protestos. Segundo a Polícia Militar (PM), mais de 120 protestos já haviam sido registrados. Além da violência, os comerciantes amargaram prejuízos pela falta da energia.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Rondônia sedia Concurso Nacional de Cacau pela primeira vez

Disputa que reúne produtores de todo país ocorrerá em Cacoal (RO) em dezembro. Os vencedores podem ganhar até 100 mil reais.

Leia também

Publicidade