Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Aplicativo de pesquisas eleitorais está disponível para Manaus e Boa Vista

Aplicativo de pesquisas eleitorais está disponível para Manaus e Boa Vista
Foto: Divulgação/VotoApp
Um grupo de especialistas em desenvolvimento web, estatística e marketing de Manaus criou uma alternativa para as pesquisas eleitorais no Brasil: o 'Voto App'. Além de oferecer o levantamento realizado entre os usuários do aplicativo, a ferramenta também disponibiliza o resultado de outras pesquisas divulgadas.
Até o momento, o aplicativo está em atividade nas cidades de Manaus e Boa Vista. Mas a previsão é que, até o início das eleições, esteja ativo em todo o território nacional. Um dos idealizadores, o professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) José Teixeira, diz que aplicativo foi criado para fornecer um jeito independente de realizar pesquisas eleitorais. "Observando o momento político que o Brasil vive, me veio a curiosidade de saber como que as pesquisas são avaliadas e a influência que isso tem no eleitor", explica.
"Assim, pensei em uma ferramenta que desse liberdade aos eleitores para opinarem em privacidade. Também queria uma aplicativo dinâmico para que as pessoas tivessem retorno imediato da levantamento', acrescenta. Além das informações disponíveis pela pesquisa do Voto App, o usuário também terá acesso outras pesquisas relativas ao mesmo pleito. 
Teixeira também acredita que o aplicativo elimina parte da indução de voto que aconteceria na abordagem de um pesquisador humano. "A forma como se faz as perguntas de um formulário, e o fato de que as pessoas podem não estar interessadas em realizar a pesquisa até serem abordadas pode gerar várias induções que são eliminadas com o aplicativo", avalia.
Todo o desenvolvimento da ferramenta foi realizado com base na Resolução nº 23.453, de 15 de dezembro de 2015, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que disciplina pesquisas eleitorais no País. Outra diferença é que o aplicativo tem um sistema de segurança que inibe a ação de qualquer pessoa que queira burlar a pesquisa utilizando a criação de perfis fictícios para gerar votos.
Como funciona
Após baixar o aplicativo, disponível para celulares com sistema operacional Android e iOS, o usuário responde um formulário socioeconômico e escolhe entre os pré-candidatos, a vereadores e prefeitos de cada município. Os dados levam aproximadamente sete dias para serem publicados, pois são submetidos ao que rege a legislação brasileira sobre as pesquisas eleitorais.
Para Teixeira o aplicativo vai ser uma importante ferramenta democrática nesse período. "Acredito que as pesquisas eleitorais tem papel fundamental na decisão de votos de uma eleição. Criar uma opção independente, segura, aberta e abrangente como o 'Voto App' vai trazer mais tornar todo o processo mais democrático e participativo", opina.

Veja mais notícias sobre Ciência e Tecnologia.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/