Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Programação especial comemora os 90 anos da imigração japonesa na Amazônia Ocidental

Programação especial comemora os 90 anos da imigração japonesa na Amazônia Ocidental

Em 1929, um grupo de 249 japoneses pioneiros chegou ao município de Maués (a 267 quilômetros de Manaus), no Amazonas, para se dedicar ao plantio de guaraná, numa área de 500 hectares. No momento, a economia da borracha declinava na região e o Estado buscava alternativas à cultura da seringa. Iniciava assim, o processo de de imigração japonesa na Amazônia que atingiu e contribuiu economicamente com outros municípios, como Parintins com o cultivo de juta, Manaus e Iranduba com o agronegócio. Além dos Estados do Acre, Rondônia e Roraima. 

 

Para comemorar este marco histórico, econômico e social, a comissão dos 90 anos de imigração na Amazônia organizou uma programação que iniciou no último dia 15 de setembro e encerra no dia 22, próximo domingo. 

Foto: Divulgação 

O Teatro Amazonas sediou a solenidade de abertura das comemorações para convidados, com apresentações culturais de corais em língua japonesa, grupo de Taiko (tambores japoneses), e a realização de homenagens com entrega de certificados de honra ao mérito a autoridades locais que contribuíram de alguma forma com o intercâmbio cultural Japão-Brasil e serviços prestados à sociedade, o encerramento da solenidade foi realizado no salão de festas do Diamond com um jantar e a exibição do documentário “Paraíso Verde”, produzido especialmente para a ocasião das comemorações da imigração. 

 

Na segunda-feira (16), o Consulado-Geral do Japão em Manaus, em parceria com a Fundação Japão, apresentou com entrada gratuita, o espetáculo do grupo On Ensemble, com participação especial da cantora Sumie Kaneko.

 

O embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, leu uma mensagem do ministro dos negócios estrangeiros do Japão: “Gostaria de expressar a minha profunda alegria a comunidade japonesa pela realização dos 90 anos da imigração japonesa na Amazônia no dia de hoje, em setembro de 1929, a exatamente 90 anos, os primeiros imigrantes japoneses na Amazônia chegaram em Belém a Tomé Açu, ao mesmo tempo em que reflito sobre as dificuldades dos pioneiros, que com muita esperança e sofrimento indescritível, desbravaram as terras em meio às difíceis condições climáticas da floresta tropical...Atualmente o Brasil abriga 2 milhões de Nipo-brasileiros, no ano passado foram realizadas cerimônias comemorativas, em cada região do alusivas aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, no mesmo ano, a princesa Mako visitou o Brasil para participar de vários eventos e foi muito bem recebida em Tomé Açu, Belém e Manaus [...] gostaria de agradecer à generosa sociedade brasileira que acolheu carinhosamente os descendentes japoneses, o Japão e o Brasil criaram um forte vínculo baseado na confiança e no respeito...”, diz trecho da mensagem. 

 

A cônsul geral do Japão em Manaus, Hitomi Sekiguchi, ressalta que o espírito de determinação dos pioneiros e a tradição do Japão têm sido passadas a nova geração. “Esses jovens irão escrever uma nova página da história, e estão preparando para a semana que vem o primeiro Festival do Japão, o Jungle Matsuri com o apoio do setor público e privado do estado com o apoio de empresas japonesas, aos que forem prestigiar irão descobrir novos e ricos encantos da cultura japonesa, imagino o quão felizes devem estar estes pioneiros no dia de hoje, expresso o meu profundo respeito ao grandioso trabalho de todos os imigrantes que construíram uma base na comunidade Nipo-brasileira”.

 

Para Ken Nishikido, presidente da Associação Nipo-Brasileira na Amazônia, a estabilidade da sociedade Nikkei deve-se ao fato dos pioneiros terem construído uma relação de confiança com o povo brasileiro. “A nossa missão é fortalecer ainda mais este laço de relação Nipo-Brasil que existe, e transmitir esse legado às futuras gerações”.

 

Festival de Filmes Japoneses 

O Consulado-Geral do Japão em Manaus realiza, até o próximo domingo (22), em parceria com a Fundação Japão, Manauara Shopping, PlayArte e pela Comissão dos 90 anos de Imigração Japonesa na Amazônia Ocidental, o “Festival de Filme Japonês 2019”. Serão exibidos gratuitamente 12 longas de produção japonesa de comédia, suspense, sci-fi e animação com sessões às 19h e às 21h15, no cinema PlayArte do Manauara Shopping, localizado na Av. Mário Ypiranga, 1300, Adrianópolis.

Foto: Divulgação 

*Total de 100 ingressos para cada filme, serão distribuídos de 14 a 19 de setembro no stand em frente à loja Via Uno (Piso Tucumã, G4). O cliente poderá retirar até 2 ingressos por sessão durante o período todo ou escolher o dia em que virá assistir aos filmes. Observação: o não comparecimento até 10 minutos antes da exibição, o ingresso perderá a validade. Mais informações na fan page https://www.facebook.com/cgj.manaus/ ou (92) 3232-2000.

 

Festival de Cultura e Gastronomia Japonesa na Amazônia, “Jungle Matsuri” 

Durante os dias 20, 21 e 22 de setembro, das 10h às 22 horas, será realizado no Studio 5 Centro de Convenções, o maior evento de cultura japonesa fora do Japão, no Amazonas, o Festival Jungle Matsuri. Com entrada gratuita, o visitante terá a oportunidade de vivenciar a cultura japonesa de perto sem precisar viajar para a “Terra do Sol Nascente”. Na programação do palco principal serão apresentados shows musicais com os maiores cantores da comunidade nipo brasileira do país e grupos de Taikô (tambores japoneses), danças típicas e desfile de cosplay.

 

A programação também conta com outras atrações como exposições culturais, workshops, feiras de produtos e serviços, e uma grande praça de alimentação com as delícias da culinária japonesa. Mais informações no site https://junglematsuri.com.br.

Veja mais notícias sobre Amazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/