Manaus 30º • Nublado
Quinta, 29 Setembro 2022

Museu Sacaca celebra 17 anos no Amapá com programação cultural

Museu Sacaca celebra 17 anos no Amapá com programação cultural
Uma programação cultural diversificada foi montada para comemorar um ano do Memorial Sacaca e 17 anos de exposição a céu aberto do Museu Sacaca, que retrata o modo de vida dos povos da Amazônia. As atividades ocorrem n o dia 5 de abril, das 9h às 17h. O espaço fica no bairro Trem, na Zona Sul de Macapá.


A festa terá degustações e participação de visitantes na produção de alimentos da região amazônica, como a farinha e o tucupi, ambos extraídos da mandioca, e o açaí. Haverá também apresentação de peça teatral, exibição de filmes, oficinas de chás medicinais, dança e artesanato indígena. O público também poderá participar de uma oficina de chás medicinais, chamada de "Puçangarias".
Foto: Ugor Feio/Rede Amazônica


"Nesses dias será possível acompanhar os processos da mandioca como a moagem, torragem da farinha, extração do tucupi e da tapioca, assim como a produção da polpa do açaí. Teremos também oficina de chás com propriedades medicinais, para relembrar o trabalho do curandeiro Sacaca, que dá nome ao museu", adiantou Eliane Nascimento, coordenadora do Museu Sacaca.

O Memorial Sacaca é um espaço que reúne roupas, objetos e fotos do acervo pessoal de Raimundo dos Santos Souza, o Sacaca, que dá nome ao museu. Em 22 de março, o local completou um ano de homenagem ao mestre da cultura e das plantas medicinais. O espaço é aberto a visitações gratuitamente, assim como o museu.

Além da exposição do acervo pessoal do curandeiro, haverá a performance "Teatro da Parteira", também parte do "Museu Vivo" e exibições de vídeos que retratam a vida dos regateiros, dentro do "Regatão", durante um passeio na embarcação, e um documentário sobre o Sacaca.

Assim como passeio de canoa e contação de histórias. Haverá ainda apresentação de grupos de marabaixo, dança e comercialização de gengibirra, exposição de artefatos e danças indígenas.

Mestre Sacaca

Falecido em 1999, Raimundo dos Santos Souza, o "Sacaca", era conhecido pelo talento com os produtos da floresta, como folhas, raízes, sementes e frutos. Ele foi um personagem da cultura do Amapá e recebeu, em 2018, reconhecimento internacional com a mais alta condecoração da academia francesa de artes e letras.
Foto: Blog Porta Retrato-AP



Sacaca tinha uma relação próxima com as plantas medicinais, o que o tornou um curador, sendo requisitado por macapaenses de todos os cantos em busca de chás e ervas. O dom rendeu a fundação do museu que leva o nome dele, e que abriga pesquisas e produção de medicamentos fitoterápicos.

Museu Sacaca


Inaugurado em 5 de abril de 2002, o Museu Sacaca tem a missão de promover ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, interagindo o saber científico com o saber popular dos povos amazônicos.


Está instalado em uma área de vinte mil metros quadrados e oferece ao visitante a oportunidade de vivenciar as diferentes realidades das comunidades tradicionais da Amazônia, destacando-se: o sítio arqueológico Maracá, a casa do ribeirinho, a casa dos castanheiros, o monumento marabaixo, a casa de farinha, a casa dos Waiãpi, a praça das etnias e a praça do Sacaca.


Programação


9h - Abertura da programação com homenagens aos fundadores
9h às 17h - Apresentações culturais com dança e música regional
9h às 17h - Museu Vivo, com produção de farinha e açaí
9h às 17h - Exposição e comercialização de produtos da castanha
9h às 17h - Passeio no barco "O Regatão"
9h às 17h - Passeio de canoa
9h às 17h - Exposição de plantas medicinais
10h - Puçangaria, oficinas de chás e exposições de plantas medicinais
10h e 16h - Museu Vivo, com Teatro da parteira
10h30 e 15h30 - Planetário
15h - Contação de histórias
16h30 - Dança e artesanato indígena

Veja mais notícias sobre Agenda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 29 Setembro 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/