Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Manaus sediará edição do Hackaton da Nasa; saiba como se inscrever

Manaus sediará edição do Hackaton da Nasa; saiba como se inscrever
Mais de 200 cidades ao redor do mundo receberão, simultaneamente, entre os dias 19 e 20 de outubro, mais uma edição do Nasa Space Apps Challenge. Claro, que o Amazonas não ficaria de fora da programação, e o Manaus Tech Hub sediará o evento. Ao todo, são 80 vagas para os participantes manauaras e as inscrições seguem até o dia 10 de outubro.


A primeira edição do Space Apps, que é o hackathon anual da Nasa, foi realizada em abril de 2012, e basicamente tem uma programação de incubação de inovação. A Nasa e seus parceiros lançam desafios relacionados a questões atuais, para quais entusiastas do espaço em todo o mundo podem desenvolver soluções inovadoras, que podem ser mais do que apenas aplicativos. 


Foto: Reprodução/Shutterstock
Entre os principais objetivos do Space Apps estão, a vontade de exemplificar princípios de transparência, participação e colaboração. Utilizar dados disponíveis abertamente, fornecidos através de missões e tecnologias da Nasa. Aproveitar o talento e a habilidade de voluntários de várias localidade, além de avançar na exploração espacial e melhorar a qualidade de vida na terra.

A edição manauara do Nasa Space Apps Challenge será composta por 80 participantes, que serão divididos em equipes. O objetivo é encontrar a solução de um problema que será passado pela Nasa. “Os participantes terão acesso aos dados da Nasa, geralmente, eles abrem os desafios na véspera do evento, ao todo serão seis provas, que podem ter ligação com a terra, ou até mesmo, uma temática espacial“, explicou o organizador voluntário, Daniel Goettenauer.

Na opinião de Goettenauer, o evento colocará o Norte no mapa, uma vez que o Amazonas é o único estado da região participando. “Os finalistas locais poderão participar de uma edição global com novos desafios. Além do que é importante que os jovens apaixonados por ideias inovadoras se sintam prestigiados. Espero que o Amazonas se destaque nessa edição e consiga uma boa colocação“, disse.
 

Programação



No dia 19 de outubro, os desafios serão apresentados para todos os participantes. Após o almoço os grupos serão 24 horas para desenvolver os seus projetos. As equipes permanecerão no local do evento até o encerramento no final da tarde de domingo, dia 20 de outubro.


Organizadores e voluntários estarão à disposição para ajudar com quaisquer dúvidas e ajudar as equipes. Mentores de tecnologia e ciência também estarão presentes, pessoalmente e virtualmente, para auxiliar os participantes e responder a quaisquer dúvidas.


Já no domingo, dia 20 de outubro, após o café da manhã, todas as equipes deverão ter finalizado seus trabalhos. Após esta etapa, no período da tarde, as equipes realizarão a demonstração de seus projetos. As apresentações serão também transmitidas ao vivo para todo o mundo e estarão abertas para a participação de amigos e familiares.


Inscrições abertas



As inscrições do Nasa Space Apps Challenge seguem até 10 de outubro no site do evento. Podem participar programadores, designers, pessoas de negócios, físicos e entre outros. Na capital amazonense, o evento acontecerá no Manaus Tech Hub, localizado na Avenida Autaz Mirim, 2211 - Armando Mendes.

Veja mais notícias sobre Agenda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/