Manaus e Itacoatiara recebem eventos para promover conservação do Sauim-de-coleira

Em homenagem ao Dia do Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), celebrado no dia 24 de outubro, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realiza eventos de conscientização sobre a importância da espécie e para pré-consulta e abertura da consulta pública para a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Sauim. As agendas serão realizadas na sexta-feira (18) e sábado (19) em Manaus e Itacoatiara, respectivamente.

O primeiro encontro será realizado a partir de 8h da sexta-feira (18) no auditório Senador João Bosco na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), zona sul de Manaus. O evento será aberto à sociedade, com o intuito de promover a participação da população a respeito da criação da área protegida estadual, além de esclarecer dúvidas sobre a proposta  da APA. A programação conta também com palestra sobre os desafios para a conservação do sauim-de-coleira e com apresentação da Sala da Biodiversidade Sauim-de-coleira, um espaço para educação ambiental sediado no Parque Estadual Sumaúma.

Foto:Robson Czaban/ICMBio

Participarão do evento o vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida Filho; a deputada estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável, Joana Darc; o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira; o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente; os secretários municipais de Meio Ambiente dos municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara Antônio Nelson, Gilson Costa e Lúcio Barros, respectivamente; além do presidente do Instituto Sauim-de-coleira, Wilson Spironello; do diretor executivo do Instituto Sauim-de-coleira, Maurício Noronha, e do membro fundador do Instituto Sauim-de-coleira, Victor Fasano.

A agenda é realizada pela Sema, em parceria com o Instituto Sauim-de-Coleira e com a Comissão de Meio Ambiente, Proteção aos Animais e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado (Caama/Aleam).

Pré-consulta em Itacoatiara para criação da área – No sábado (19), a Sema estará presente na zona rural do município de Itacoatiara para realizar uma pré-consulta com os moradores da região sobre a criação da APA do Sauim. Na oportunidade, os comunitários poderão esclarecer dúvidas e ampliar a discussão sobre a criação da APA. A consulta prévia será realizada às 10h, na Quadra de Esporte Roberto Nobre Pessoa, localizada na Vila do Engenho Paraná da Eva, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município.

APA do Sauim

A área estudada para se transformar em unidade de conservação estadual compreende parte dos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara, no médio e baixo interflúvio das bacias do rio Preto da Eva e rio Urubu. São mais de 211.020 hectares que podem ser utilizados para o desenvolvimento de atividades sustentáveis que gerem renda para os moradores dos dois municípios, além da proteção do meio ambiente e do  animal símbolo da capital amazonense.

A proposta para criação da UC, de categoria de Uso Sustentável, foi uma demanda da sociedade civil, apoiada pelo poder público, por meio da Campanha “Salve o Sauim”. Foi instituído um Grupo de Trabalho (GT) pela Sema, composto de representantes da academia, sociedade civil e técnicos da secretaria, que executou o estudo que subsidia a proposta.
A APA, categoria proposta pelo estudo, permite a utilização dos recursos naturais, seguindo o plano de gestão da área. É uma área com ocupação humana, tendo como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade