III Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal reúne bispos da região

Com o objetivo de partilhar experiências, criar metas em conjunto a partir da Amazônia brasileira e aprofundar questões relacionadas ao Sínodo para a Amazônia, cerca de 50 bispos de toda a Amazônia brasileira se reunirão em Manaus, entre os dias 20 e 23 de agosto, no III Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal

Foto:Reprodução/ANSA
A atividade é organizada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM e Comissão Especial para a Amazônia/CEA, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e vai acontecer na Casa de Encontro Maromba.

A mesa de abertura, na noite do dia 20 de agosto, contará com a presença do Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, presidente da REPAM e da Comissão Especial para a Amazônia/CEA. Também estarão presente Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus; e Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima e presidente do Regional Norte 1 da CNBB.

De acordo com o Cardeal Hummes será um encontro marcante para a Igreja da Amazônia. “Com certeza será um encontro histórico pois terá como tema o futuro Sínodo para a Amazônia. A Igreja visa encontrar novos caminhos para sua presença e atuação missionária na região. A crise climática e ecológica mundial torna ainda mais atual o tema. Também a nova evangelização promovida pelos últimos papas faz parte do contexto”, afirmou o Cardeal.

Na programação da atividade haverá, também, uma análise de conjuntura que contará, entre os assessores, com o Procurador da República, Felício Pontes. Outro ponto alto da atividade é a partilha das realidades e trocas de experiências dos bispos em vista de uma Igreja com rosto Amazônico.

Sínodo 
para Amazônia

Convocado pelo Papa Francisco para ser realizado em outubro de 2019, o Sínodo para a Amazônia será o grande destaque do encontro.

Ele será apresentado aos bispos pelos brasileiros membros do Conselho Pré-Sinodal – Cardeal Cláudio Hummes, Dom Neri Tondello, Dom Roque Paloschi, Dom Erwin Krautler e Ir. Maria Irene Lopes – e da equipe de expertos que contribuíram na elaboração do Documento Preparatório, Pe. Justino Rezende, indígena da etinia Tuyuka, Pe. Paulo Suess, a leiga e professora Márcia Oliveira, e Peter Hughes, do Peru.

Em processo de realização, já que o Sínodo teve sua abertura em janeiro, em Porto Maldonado, como afirmou o Papa Francisco por ocasião da visita ao Peru, as dioceses da Pan-Amazônia promovem momentos de escuta em todo o território com os povos.

O encontro será oportunidade de apresentar aos bispos as atividades realizadas e os materiais produzidos que podem contribuir com a dinâmica sinodal.

Irmã Cláudia Chesini, do Setor de Pastoral da ANEC, estará representando a Associação Nacional de Educação Católica.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade