Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Exposição Amazônia: Arte & Fatos, de Rui Machado estreia em galeria de Manaus

Exposição Amazônia: Arte & Fatos, de Rui Machado estreia em galeria de Manaus
Amazônia: Arte & Fatos, é a mais nova exposição do renomado artista amazonense Rui Machado, em cartaz na Galeria do ICBEU Manaus, desde o último dia 26 de outubro.


Esta é a  segunda exposição individual  do artista na Galeria de Artes do ICBEU-Manaus. A primeira aconteceu no ano de 2011 e contou com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos da América do Norte no Brasil.
Foto:Divulgação/Rui Machado


Para o artista, estas duas são as maiores exposições de sua trajetória, tanto pela quantidade de obras quanto pela importância que o ICBEU – Manaus  exerce em sua vida e em sua historia. Ambos nasceram em 1956 e seu fundador também chamava-se Ruy Machado (Alencar), foi um amigo importante e muito estimado pelo artista. Em 2016, Rui Machado e o ICBEU – Manaus completaram 60 anos. Rui foi homenageado pelo ICBEU com a Medalha Cultural e Educacional, sendo esta a maior honraria que a instituição  outorga a personalidades da cidade.
    

As obras retratam costumes, objetos, traços comportamentais e paisagens da realidade e do imaginário do caboclo amazônico, todas em acrílica sobre tela. Uma das obras mede 80x80 cm e as demais 50x50 cm. A curadoria foi feita pelo próprio artista.


Sobre a inspiração para essa mostra, Rui Machado conta que todos os quadros foram criados especialmente para esta ocasião.


"Com relação ao nome da exposição, ‘Amazônia: Arte & Fatos’, quis dizer que nessa série de trabalhos tem arte da Amazônia e fatos que aqui acontecem. Alguns quadros retratam paisagens amazônicas, uns como denúncia, outros com um sentimento de esperança de uma Amazônia preservada e um mundo melhor. Mostro a fauna, flora, arte indígena e povos da floresta. Tudo isso é arte amazônica e foram criados para esta ocasião”.

Foto:Divulgação/Rui Machado


Para o diretor-presidente do ICBEU, Luis Fabian Barbosa, Rui persiste criativo, instigante, provocador, intenso, tal como nossa colossal e preciosa Amazônia.


“É um verdadeiro trabalho de antropologia visual, a produção artística de Rui Machado para esta exposição, certamente precedida de cuidadoso estudo do ethos amazônida. A visão do artista - ora realista, ora romântica - choca e surpreende, preocupa e emociona, proporciona ao espectador diversos sentidos e triunfa, ao fazer brotar o desejo e a esperança de preservação da Amazônia, de sua mata, de seu povo, de sua cultura.”


O catálogo da exposição é uma edição bilíngue, projeto gráfico da editora Reggo, com imagens do fotógrafo Roumen Koynov. Além das obras, o catálogo vem acompanhado de um CD com 19 músicas autorais de Rui, em parceria com outros artistas.
  

As obras ficam expostas até o dia 26 de novembro, na Galeria de Artes do ICBEU Manaus - Unidade Centro, que fica na avenida Joaquim Nabuco, 1286, de segunda a sexta, das 15h às 20h. A entrada é gratuita.
  
Foto:Divulgação/Rui Machado


Sobre Rui Machado


Rui Machado é artista plástico e poeta. Nasceu em Manaus no dia 17 de agosto de 1956. Sua relação com as artes começou cedo, com diversas manifestações, desde desenho e escrita, até esculturas. Sua primeira exposição de artes plásticas foi em 1982, denominada Travessia, no hall do Teatro Amazonas, dentro do Projeto Hahnemann. Já em 1984, lançou seu primeiro livro de poesias, intitulado Anjos e Mistérios.


Possui, até agora, 25 prêmios e homenagens. Como poeta, possui mais de 50 composições. Recebeu seu primeiro prêmio musical em 2017, no 6º Festival Amazonas de Música, em 1º Lugar com a música “Remando Estrelas” em parceria com Valdo Cavalcante. Em 2018, também foi vencedor do FECANI, Festival da Canção de Itacoatiara, com a música “Por um triz”, também em parceria com Valdo Cavalcante.

Veja mais notícias sobre Agenda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/