Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Cine Teatro Cuiabá completa 75 anos e exibe série de filmes históricos

Cine Teatro Cuiabá completa 75 anos e exibe série de filmes históricos
No dia 23 de maio o Cine Teatro Cuiabá completa 75 anos de história e, para celebrar a data, volta a exibir o mesmo filme apresentado no dia da sua inauguração, em 23 de maio de 1942. O longa-metragem 'A noiva caiu do céu', de William Keighley, faz parte do Ciclo 75 Anos do Cine Teatro Cuiabá, que consiste em apresentar à sociedade sete filmes que estiveram em cartaz no teatro nas décadas de 40 a 70.

O Ciclo 75 Anos de Cine Teatro Cuiabá segue até o dia 27 de junho, com exibições sempre às terças-feiras, às 19h, ao valor de R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
Além da projeção do filme haverá a participação especial do pianista Arthur Scharneski, que tocará temas musicais de cinema, e do historiador e escritor cuiabano Aníbal Alencastro, antigo projecionista dos cinemas de Cuiabá, que contará a trajetória do Cine Teatro. O Cine Teatro Cuiabá é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), administrado via contrato de gestão pela Associação Cultural Cena Onze.
Foto: Reprodução
O nome do primeiro filme que seria exibido pelo CTC na noite de inauguração foi mistério durante meses e a espera pela grande noite foi motivo de orgulho por parte da população. Isso porque a obra cinematográfica seria lançada em Cuiabá antes mesmo de ser exibida em outras cidades brasileiras. A construção do Cine Teatro foi, por si só, um grande acontecimento e o prédio, quando concluído, foi considerado moderno e luxuoso para os padrões da época.
A noiva caiu do céu é protagonizado pela diva Bette Davis no papel de Joan Winfield, uma jovem milionária e impetuosa que se envolve com um músico a contragosto do pai que contrata um homem chamado Steve Collins (James Cagney) para que a sequestre, recebendo em troca seu peso em dinheiro, impedindo assim o casamento. O avião com a dupla cai numa cidade quase abandonada e eles acabam se apaixonando.
O Ciclo
O Ciclo 75 Anos de Cine Teatro contempla sete filmes que já estiveram em cartaz no CTC nas décadas de 40 a 70.  De acordo com Baraldi, os filmes escolhidos para compor a programação partiram de uma pesquisa feita em jornais das décadas passadas a partir do acervo do jornal O Estado de Mato Grosso, disponível no site da Biblioteca Nacional.
"A pesquisa foi limitada, nem todos os jornais correspondentes a esse período estão disponíveis para consulta. Mesmo assim conseguimos elencar mais de uma dezena de filmes que poderiam apontar para articulações com o tempo presente. Após essa lista inicial, tivemos que lidar com restrições relacionadas aos direitos de exibição. Infelizmente deixamos de fora alguns títulos que gostaríamos de exibir. De qualquer maneira, acreditamos que, com os sete filmes que programamos para o Ciclo, será possível estabelecer diálogos entre a época em que esses filmes foram lançados e o momento atual", explica.
O projeto Encontros com Cinema é uma parceria do Cine Teatro Cuiabá (CTC) com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão & Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso. Durante a pesquisa para o Ciclo 75 Anos Cine Teatro, houve a colaboração do Sr. Aníbal Alencastro e da Professora Doutora Maria Auxiliadora de Freitas. Confira a programação
23/05: A Noiva Caiu do Céu (The bride came C.O.D., William Keighley, EUA, 1941)- primeiro filme exibido no CTC; apresentação do pianista Arthur Scharneski e histórias  de Aníbal Alencastro
30/05: 12 Homens e uma sentença (12 angry men, Sidney Lumet, EUA, 1957)
06/06: Fahrenheit 451 (François Truffaut, Reino Unido, 1966)
13/06: O Planeta dos Macacos (Planet of the apes, Franklin J. Schaffner, EUA, 1968)
20/06: O bebê de Rosemary (Rosemary’s baby, Roman Polanski, EUA, 1969)
37/06: Bye Bye Brasil (Carlos Diegues, Brasil, 1979)

Veja mais notícias sobre Agenda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/