Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Cine Olympia exibe comédias, documentários e filmes dinamarqueses em janeiro

Cine Olympia exibe comédias, documentários e filmes dinamarqueses em janeiro
No segundo dia do novo ano, o cinema Olympia já estará de portas abertas para receber o público. A programação de janeiro naquele espaço trará longas e curtas metragens de comédia, documentários e drama e uma programação especial em homenagem ao aniversário de Belém. O primeiro filme a ser exibido tem tudo a ver com o ano que se inicia. O longa “No mundo de 2020” retrata questões climáticas e a escassez de alimentos na Terra. O filme faz parte da Mostra de Ficção Científica, que será exibida de 2 a 8 de janeiro.
Foto:Divulgação

Continuando a mostra, no dia 3 estará em cartaz “Fuga no Século 23”; no dia 4, “Eles Vivem”; no dia 5, “Planeta dos Vampiros”; no dia 7, “Scanners”; e no dia 8, “Os Malditos”. A partir do dia 9, a minissérie paraense “Pretas” será exibida em episódios até o dia 11.


Aniversário


No dia 12, a programação especial em homenagem ao aniversário da capital paraense exibe o filme “Um Dia Qualquer”, o primeiro longa de ficção dirigido pelo paulista, que adotou Belém como sua cidade, Líbero Luxardo. A história, que teve estreia em 1962, é uma crônica da cidade de Belém, com histórias de uma jovem estudante gazeteira e seu irmão, uma prostituta motorizada, um romeiro no Círio de Nazaré e uma sessão em um terreirro de candomblé. O longa se passa durante 24 horas em Belém, em meio às historietas e imagens da cultura local, paisagens naturais e monumentos arquitetônicos.


No dia 14 o projeto “Cinema e Música” exibirá a comédia “O homem das novidades”, com direção de Edward Sedgwick e Buster Keaton. No filme o fotógrafo Buster (Buster Keaton) toma a precipitada decisão de largar sua profissão para se tornar cinegrafista em um canal de notícias. A motivação era ficar mais perto de Sally (Marceline Day), uma bela secretária da tal companhia de notícias por quem ele está se apaixonando. No entanto, a função nova não é nada fácil, e os primeiros dias de Buster como cinegrafista são desastrosos.


Curta


O projeto “Curta Olympia” exibirá o filme “Mario”, de 21 a 24 de janeiro. Trata-se de um filme universitário experimental em curta-metragem que recebeu o prêmio do público de Melhor Filme Experimental no 5º Toró - Festival Audiovisual Universitário de Belém, em 2019. O filme aborda a relação de Mário Antônio, portador de Síndrome de Down e irmão do diretor, com a pintura. Ainda no período de pré-produção, Mario faleceu bruscamente, o projeto teve que ser redimensionado para o cinema de arquivo, objetivando extrair força poética de um tema delicado, a morte.


Outra atração do Olympia no mês de janeiro será a Mostra Cineklap Planet - O Corpo no Mundo, com filmes dinamarqueses.


Dinamarqueses


Na abertura da Mostra, no dia 15, o longa “Darling” será exibido. No filme, a famosa bailarina Darling volta a Copenhague, depois de passar anos no exterior, para protagonizar “Giselle”, peça clássica que será coreografada por seu marido Frans. Durante os ensaios, porém, Darling se fere gravemente e vê seu futuro desmoronar: ela não poderá voltar a dançar novamente. Darling não quer desistir e decide treinar sua substituta, a bailarina Polly. A jovem se torna o centro das atenções de Frans.


No dia 16 é a vez de “Eu sou William” entra em cartaz. É uma comédia feita a partir de romance infantil do autor dinamarquês Kim Fupz Aakeson, e mostra William, que mora com tio Nils. O pai de William está morto e a mãe dele é mentalmente instável. Nils se aposentou cedo e passa o dia comprando e vendendo coisas a um preço favorável. Nils deve dinheiro a alguns bandidos e eles querem que sua dívida seja paga.


No dia 17, o filme será “Time Furação”, drama experimental adolescente que celebra as garotas que ousam ser barulhentas, incômodas, vulgares e vulneráveis, misturando técnicas de documentário e uma paleta de cores inspirada nos animes japoneses, o que produz uma fusão única de elementos realistas e fantásticos. É o primeiro longa de Annika Berg, e a produção participou da semana dos críticos no Festival de Veneza.


No dia 18, o documentário “Sumé - O Som da Revolução” estará em cartaz. O filme é sobre a primeira banda de rock a gravar em groenlandês. O álbum de estreia, lançado em 1973, alcançou enorme popularidade no país, com suas letras políticas que introduziram no idioma palavras como “revolução” e “opressão” e protestavam contra a colonização dinamarquesa. O filme mostra o reencontro dos membros quatro décadas depois e a importância da banda no renascimento da cultura e da identidade local de forte ancestralidade indígena em um processo que culminou na formação de um parlamento autônomo em 1979.


A Mostra segue até o dia 30 com os filmes: “Irmão do Inverno”, no dia 19; “Você Desapareceu”, no dia 21; “Quando o Dia Chegar”, no dia 22; “Ande Comigo”, no dia 23; “Segunda Chance”, no dia 24; “Guerreiro da Escuridão”, no dia 25; “Culpa”, no dia 26; “Além das Águas”, no dia 27; “Plano Quase Perfeito”, no dia 29; e “A Comunidade”, no dia 30.


As sessões no Cine Olympia são sempre às 18h30, de terça à sexta-feira; e às 16h30 aos sábados, domingos e feriados. A entrada é gratuita.

Veja mais notícias sobre Agenda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/