Cavalhada movimenta município de Poconé

O município de Poconé (100 km ao Centro-Sul de Cuiabá) estará em festa neste domingo (18), quando ocorre uma das mais tradicionais festas populares de Mato Grosso, a Cavalhada. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e reúne, todos os anos, centenas de pessoas. Moradores e turistas assistem a um espetáculo emocionante a céu aberto, que retrata a luta entre mouros e cristãos.

Foto: Divulgação
Originalmente, a Cavalhada simula a disputa entre povos cristãos e muçulmanos para a consolidação do Cristianismo durante a Idade Média. São 12 cavaleiros de cada lado, entre eles um mantenedor, um embaixador e 10 soldados. A disputa começa com o rapto da rainha moura pelos cristãos. Se na encenação quem ganha sempre são os cristãos, nas provas ou “corridas”, que valem pontos, cada cavaleiro pode ajudar a equipe a vencer. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz. Os mouros são rendidos e se convertem à religião cristã.

A Cavalhada mantém viva uma tradição que movimenta a cidade de Poconé no mês de junho, trazendo retorno positivo não apenas para a cultura, mas ao turismo e economia, segundo informa um dos coordenadores do evento, Vanderley Silva.

No dia da encenação, a população acorda cedo para prestigiar a festa. Neste domingo (18), a Cavalhada começa às 7h, no Clube CCR, em Poconé, com entrada gratuita. Há um intervalo para almoço, das 11h às 15h. A festa termina no final da tarde.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade