Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Cavalhada movimenta município de Poconé

Cavalhada movimenta município de Poconé
O município de Poconé (100 km ao Centro-Sul de Cuiabá) estará em festa neste domingo (18), quando ocorre uma das mais tradicionais festas populares de Mato Grosso, a Cavalhada. O evento tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e reúne, todos os anos, centenas de pessoas. Moradores e turistas assistem a um espetáculo emocionante a céu aberto, que retrata a luta entre mouros e cristãos.
Foto: Divulgação

Originalmente, a Cavalhada simula a disputa entre povos cristãos e muçulmanos para a consolidação do Cristianismo durante a Idade Média. São 12 cavaleiros de cada lado, entre eles um mantenedor, um embaixador e 10 soldados. A disputa começa com o rapto da rainha moura pelos cristãos. Se na encenação quem ganha sempre são os cristãos, nas provas ou “corridas”, que valem pontos, cada cavaleiro pode ajudar a equipe a vencer. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz. Os mouros são rendidos e se convertem à religião cristã.

A Cavalhada mantém viva uma tradição que movimenta a cidade de Poconé no mês de junho, trazendo retorno positivo não apenas para a cultura, mas ao turismo e economia, segundo informa um dos coordenadores do evento, Vanderley Silva.

No dia da encenação, a população acorda cedo para prestigiar a festa. Neste domingo (18), a Cavalhada começa às 7h, no Clube CCR, em Poconé, com entrada gratuita. Há um intervalo para almoço, das 11h às 15h. A festa termina no final da tarde.

Veja mais notícias sobre Agenda.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/