Amapá recebe a 15ª edição do Festival da Castanha, neste fim de semana
O município de Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá, vai receber a 15ª edição do Festival da Castanha, neste fim de semana. O evento é gratuito e terá atrações esportivas, musicais e gastronômicas entre sexta-feira (15) e domingo (17), na co
Redação | Atualizado
O município de Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá, vai receber a 15ª edição do Festival da Castanha, neste fim de semana. O evento é gratuito e terá atrações esportivas, musicais e gastronômicas entre sexta-feira (15) e domingo (17), na comunidade de Padaria.
A proposta é promover aos moradores da região um festival multicultural para celebrar a castanha-do-brasil, uma vez que a comunidade é conhecida como uma das mais tradicionais na extração, no beneficiamento e na comercialização do produto.
Foto: Festival da Castanha/Divulgação
Durante o Festival da Castanha, haverá pontos de venda, gincanas infantis, feira de artesanato e culinária local, além de diversas iguarias feitas com o fruto que dá nome ao festival. Também acontecerão apresentações artísticas que ainda serão confirmadas pela organização e o concurso de beleza Rainha da Castanha.
A programação esportiva conta com corrida na selva, torneio de futebol nas categorias masculino e feminino, campeonato de canoa a remo e torneio de bilhar.
Segundo a organização, a programação da noite terá apresentações musicais, que nesta edição contam com grupos de dança, DJs e bandas locais com ritmos variados. Para a festa ficar completa, haverá também a aparelhagem Super Mega Som para encerrar as noites do festival.
Devido a dificuldade de chegar ao local, a organização do festival disponibilizou um barco motor que sairá no primeiro dia do festival do Porto Zanotto, em Laranjal do Jari, às 8h, e seguirá para a comunidade. O preço da passagem é R$ 10.
Foto: Festival da Castanha/Divulgação
Saiba como chegar
Para se chegar ao local da festa a partir da capital, deve-se acessar a sede do município de Laranjal do Jari pela BR-156, numa distância total de 220 quilômetros, ou de barco pelos rios Amazonas e Jari, numa distância de 316 quilômetros.
A partir de Laranjal do Jari, deve-se atravessar para a margem direita do rio Jari até Monte Dourado (PA) e seguir na direção Norte, por cerca de 50 quilômetros até a localidade de Porto Sabão. Neste local, deve-se subir o rio Jari por cerca de 9 km, cerca de 40 minutos, até a foz do rio Iratapuru, onde está localizada a comunidade de São Francisco do Iratapuru. Para se entrar na reserva é necessário subir o rio Iratapuru por aproximadamente 40 quilômetros até o local do evento.
saiba mais
Em visita ao Amapá, ministro da saúde anuncia R$ 40 mi para obra no Estado
Fã da Globo, criança com autismo se fantasia de jornalista no Amapá
Filhote de gato salvo da chuva é adotado e vira 'vigia' da sede da OAB no Amapá
Com cinco episódios, série documental mostrará história da música do Amapá
Quero propor que você reflita sobre algumas questões na sua relação com este ser vivo chamado Vida. Se você topar, não precisará de muito tempo, pois acredito que as primeiras ideias que virão à cabeç
Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/
Comentários: