Acre recebe primeiro paciente com Covid-19 vindo do Amazonas

O governador autorizou a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) a dar o suporte necessário a fim de preservar vidas

O Acre recebeu na quarta-feira, 13, o primeiro paciente com Covid-19 vindo do Amazonas. Sensibilizado com a situação enfrentada pelo estado vizinho, o governador Gladson Cameli autorizou a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) a dar o suporte necessário a fim de preservar vidas. Enviado por meio de transporte aéreo pelo governo do Amazonas, o paciente foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into-AC), em Rio Branco. O paciente é do município de Tabatinga, interior do estado amazonense.


“Me sensibilizo com o povo amazonense que passa por um momento muito difícil por conta da pandemia da Covid-19. O governo do Estado do Acre está solidário ao governador Wilson Lima e a toda equipe governamental do Amazonas. Já sinalizamos, inclusive, a abertura de 10 novos leitos de UTI no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, para atender também casos graves de pacientes com coronavírus vindos do Amazonas, sem prejudicar o atendimento da população acreana acometida pela doença”, enfatizou o chefe de Estado, em pronunciamento nas redes sociais.
Primeiro paciente vindo do Amazonas chegou na última quarta-feira, 13. Foto: Odair Leal/Secom

Para o secretário de Saúde do Estado, Alysson Bestene, o momento é de solidariedade. “Conforme determinação do nosso governador, estamos em contato com o estado do Amazonas para prestar auxílio neste momento em que a solidariedade é fundamental para salvar vidas”, pontua.

O Acre está devidamente abastecido com oxigênio, pois as principais unidades de Saúde do estado que fazem atendimento de pacientes Covid-19 contam com sistemas de geradores de gases autônomos, ou seja, o oxigênio é gerado na própria unidade. As unidades menores são atendidas com oxigênio em cilindros, mas o consumo está dentro do planejado. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade