Grupos de mulheres e organizações da sociedade civil realizaram uma carreata em menção ao Dia Internacional da Mulher, nesta segunda (8) em Manaus. Partindo da avenida do Samba, na zona Oeste da capital, as manifestantes percorreram as principais da cidade, parando em frente às sedes dos poderes executivo e legislativo.
Durante as manifestações, as palavras de ordem pediam por mais igualdade para as mulheres, que têm uma luta centenária por seus direitos. De máscaras e respeitando o distanciamento social, o grupo também se manifestou contra as atuais gestões da capital, do estado e do país.
Ao Portal Amazônia, a ativista Juliana Frota, do movimento Mulheres em Luta, lembrou que o 8 de março é uma data que representa a luta histórica das mulheres. “Parece um dia de homenagens, mas na verdade é um dia de luta e resistência. Por isso estamos aqui, num dia de luto, luta e memória de todas as mulheres que tombaram vítimas da violência machista, vítimas do descaso do governo, vítimas do feminicídio”, disse.
Confira as imagens do “8M” em Manaus na galeria abaixo: