Circuito 8M Manaus lança programação do ‘Março de Lutas’ para visibilizar as lutas das amazonenses
Para denunciar o descaso com políticas públicas voltadas para mulheres no Amazonas, o circuito feminista 8M lança, no Dia Internacional de Luta das Mulheres (8 de Março), o ‘Março de Lutas’, uma programação híbrida com atividades desenvolvidas para visibilizar as lutas das amazonenses e suas reivindicações por direitos.
O ‘Março de Lutas’ será aberto com a concentração da carreta ‘8M: Manaus: Luta, luto e memória’, as 9h, na Avenida do Samba (ao lado do Sambódromo). Pautando a falta de políticas públicas e a má gestão no enfrentamento à pandemia de covid-19 na cidade, a carreata percorrerá a Av. Constantino Nery, Av. Brasil, com parada na sede da Prefeitura. A carreata será finalizada na sede Governo. A organização do evento recomenda o máximo de três pessoas por carro e reforça o uso de máscara e álcool em gel durante a carreata.
Integrante do 8M Manaus, a produtora cultural Michelle Andrews explica a importância das manifestações organizadas para marcar a data. “Para o movimento social na América Latina, 8 de março é um dia de greve, um dia de luta, dia de amplificar, em todos os canais, as reivindicações que a gente faz há muito tempo. A gente sabe que no Brasil a situação da mulher é perigosa pelos altos índices de violência doméstica, feminicídio, subemprego, ainda mais quando se faz o recorte de mulheres negras e indígenas”, diz Michelle.
A Live do 8M é a segunda atividade do ‘Março de Lutas’ e acontecerá também no dia 8, a partir 17h30, na página do 8M Manaus no Facebook, onde serão divulgadas todas as atividades realizadas pelos coletivos, entre elas arrecadação de donativos para instituições de apoio às mulheres.
“Em meio à pandemia nossas atividades vão ser híbridas. Nenhuma das mulheres das organizações que estão participando é negacionista, todas entendem o momento. Vamos fazer ações como arrecadação e entrega de cestas básicas. A programação segue por todo o mês. No dia 14 teremos ações focadas na questão da vereadora assassinada Marielle Franco”, explica Michelle.
8M – Circuito Feminista
O 8M é um circuito feminista que visibiliza as lutas e reivindica os direitos das mulheres. O movimento nasceu da ligação com o movimento que instituiu o Dia Internacional de Greves das Mulheres em 2017, na Espanha. O #NiUnaMenos da Argentina também é base do 8M. “O 8M virou uma tag pra gente se encontrar de forma mais rápida e conseguir georreferenciar na web as ações que a gente faz no mês de março”, finaliza Michelle.
Fazem parte do 8M Manaus: Articulação de Mulheres Brasileiras AMB, Articulação de Mulheres do Amazonas – AMA, Baque Mulher Manaus, CSP-Conlutas, Clube de Leitura Icamiabas, Coletivo Difusão, Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, Coletivo Humaniza, Coletivo Mulheres de Fibra da Amazônia, Coletivo de Mulheres da Educação, GT de Gênero da ANPUH-AM, Instituto mana, Juntas Amazonas, Juventude Manifesta Amazonas, Movimento Luta Popular, Movimento Mulheres em Luta – MML, Plataforma Esse é o Nosso Norte, Primavera Feminista, SINTESAM, Secretária de Mulheres do PSTU, Sindicato dos Trabalhadores da JT 11° Região e JF 01° Região – Sitra-AM/RR.