Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

8 de Março: Mulheres organizam carreata e reivindicam políticas públicas em Manaus

Para denunciar o descaso com políticas públicas voltadas para mulheres no Amazonas, o circuito feminista 8M lança, no Dia Internacional de Luta das Mulheres (8 de Março), o 'Março de Lutas', uma programação híbrida com atividades desenvolvidas para visibilizar as lutas das amazonenses e suas reivindicações por direitos.

O 'Março de Lutas’ será aberto com a concentração da carreta '8M: Manaus: Luta, luto e memória', as 9h, na Avenida do Samba (ao lado do Sambódromo). Pautando a falta de políticas públicas e a má gestão no enfrentamento à pandemia de covid-19 na cidade, a carreata percorrerá a Av. Constantino Nery,  Av. Brasil, com parada na sede da Prefeitura. A carreata será finalizada na sede Governo. A organização do evento recomenda o máximo de três pessoas por carro e reforça o uso de máscara e álcool em gel durante a carreata.

Integrante do 8M Manaus, a produtora cultural Michelle Andrews explica a importância das manifestações organizadas para marcar a data. "Para o movimento social na América Latina, 8 de março é um dia de greve, um dia de luta, dia de amplificar, em todos os canais, as reivindicações que a gente faz há muito tempo. A gente sabe que no Brasil a situação da mulher é perigosa pelos altos índices de violência doméstica, feminicídio, subemprego, ainda mais quando se faz o recorte de mulheres negras e indígenas", diz Michelle.

A Live do 8M é a segunda atividade do 'Março de Lutas' e acontecerá também no dia 8, a partir 17h30, na página do 8M Manaus no Facebookonde serão divulgadas todas as atividades realizadas pelos coletivos, entre elas arrecadação de donativos para instituições de apoio às mulheres.

"Em meio à pandemia nossas atividades vão ser híbridas. Nenhuma das mulheres das organizações que estão participando é negacionista, todas entendem o momento. Vamos fazer ações como arrecadação e entrega de cestas básicas. A  programação segue por todo o mês. No dia 14 teremos ações focadas na questão da vereadora assassinada Marielle Franco", explica Michelle.

8M 2020 ocupou o Centro de Manaus. Foto: Divulgação

8M - Circuito Feminista

O 8M é um circuito feminista que visibiliza as lutas e reivindica os direitos das mulheres. O movimento nasceu da ligação com o movimento  que instituiu o Dia Internacional de Greves das Mulheres em 2017, na Espanha. O #NiUnaMenos da Argentina também é base do 8M. "O 8M virou uma tag pra gente se encontrar de forma mais rápida e conseguir georreferenciar na web as ações que a gente faz no mês de março", finaliza Michelle.

Fazem parte do 8M Manaus: Articulação de Mulheres Brasileiras AMB, Articulação de Mulheres do Amazonas - AMA, Baque Mulher Manaus, CSP-Conlutas, Clube de Leitura Icamiabas, Coletivo Difusão, Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro, Coletivo Humaniza, Coletivo Mulheres de Fibra da Amazônia, Coletivo de Mulheres da Educação, GT de Gênero da ANPUH-AM, Instituto mana, Juntas Amazonas, Juventude Manifesta Amazonas, Movimento Luta Popular, Movimento Mulheres em Luta - MML, Plataforma Esse é o Nosso Norte, Primavera Feminista, SINTESAM, Secretária de Mulheres do PSTU, Sindicato dos Trabalhadores da JT 11° Região e JF 01° Região - Sitra-AM/RR.

Veja mais notícias sobre NotíciasMulherAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/