Nintendo: a gigante japonesa completa 127 anos

A Nintendo iniciou sua história com Fusajiro Yamauchi em 23 de setembro de 1889 no Japão. Inicialmente, a empresa começou suas operações fabricando cartões artesanais chamados Hanafuda. Fusajiro também trabalhou com outros tipos de cartas e, gradativamente, o negócio se expandiu, a ponto de precisar realizar uma parceria com uma companhia de distribuição para aumentar o alcance dos produtos no país nipônico.


Posteriormente, em 1929, após a aposentadoria de Fusajiro, a direção da Nintendo ficou sob a responsabilidade de  Sekiryo Kaneda, que em 1933 rebatizou a empresa para Yamauchi Nintendo and Co. Alguns anos depois, após a Segunda Grande Guerra Mundial, a presidência da empresa passou para seu neto, Hiroshi Yamauchi, que durante a década de 1950 fez uma parceria com a Disney para produzir cartas estampadas com os personagens da companhia americana. Ainda na década de 50, o nome da empresa foi alterado para Nintendo Playing Card Co. Ltd. 

Nos anos 60, Hiroshi Yamauchi tentou diversificar o negócio, atuando em outras áreas: fundou, por exemplos, uma rede de TV, uma companhia alimentícia, dentro outros negócios. Hiroshi, porém, não conseguiu obter o sucesso desejado e após as Olimpíadas de Tóquio, a venda de baralhos diminuiu, quase decretando a falência da Nintendo.

A Nintendo decidiu entrar definitivamente no ramo de consoles, apenas em meados da década de 1970. Iniciou este trabalho com a fabricação de pequenos aparelhos eletrônicos com tela de cristal líquido e que foram batizados de Game & Watch. Além disso, o final dos anos 70 marcou a chegada de Shigeru Miyamoto, profissional responsável pelo desenho dos árcades ou fliperamas, como ficou conhecido no Brasil. Sua participação tornou-se fundamental para o surgimento de importantes personagens da história da Nintendo.

Em 1980, a Nintendo lançou um arcade para concorrer com as máquinas da Atari, que faziam muito sucesso nos EUA. Assim surgiu o jogo Radar Scope, que fez muito sucesso no Japão, mas não correspondeu às expectativas no país americano.
      

Foto: Mario, um dos ícones de maior sucesso da Nintendo, Youtube
Em razão disso, Yamauchi em conjunto com Shigeru Miyamoto aproveitaram a plataforma do Radar Scope e criaram o jogo Donkey Kong, game que trouxe um personagem batizado de Jumpman. Após a criação de Donkey Kong, Miyamoto se consagrou na criação de games e seu maior sucesso foi Super Mario Bros, lançado em 1985. Miyamoto também criou a série The Legend of Zelda, outra grande franquia da Nintendo. 

Em 1983, houve o lançamento do Famicom (Family Computer) no Japão e, em 1985, nos Estados Unidos com o nome NES (Nintendo Entertainment System). Com as grandes vendas deste console e dos jogos Super Mario Bros., Metroid, The Legend of Zelda e Kid Icarus, a Nintendo consagra-se definitivamente como líder mundial.



Em 1989, a Nintendo lançou o Game Boy, o seu primeiro portátil. Com ele deu-se início a famosa franquia Pokémon.  

Em 1995 a Nintendo lançou o Nintendo 64, porém sofreu forte concorrência de outros fabricantes, em razão de não utilizar CDs, como faziam alguns de seus concorrentes, como a Sony. 

Em 1996, foi lançado o Game Boy Pocket, versão menor do original, e os primeiros jogos de Pokémon, que garantiram vendas enormes do portátil e viraram uma enorme fonte de lucro para a empresa. Em 1998, a Nintendo lançou o Game Boy Color.

Em 2000, a Nintendo lançou o Game Boy, que tornou-se o console mais vendido e a série Pokémon tornou-se um grande sucesso mundial.

Em 2001, a Nintendo lançou o sucessor do N64, o Nintendo GameCube. Em 2001 também apareceu o sucessor do Game Boy, o Game Boy Advance, que foi logo substituído pelo Game Boy Advance SP, que revolucionou o mercado por ser o primeiro com luz de fundo (backlight).


Em 2004 foi apresentado um novo console portátil, o Nintendo DS, com um conceito inovador: duas telas, sendo uma delas sensível ao toque.

  

Em 2005 a empresa anunciou a sua nova geração de console, nomeado de Revolution. Em 2006, esse Revolution mudou de nome para Wii. Em 2006, a empresa lançou o Nintendo DS Lite, uma versão mais fina do Nintendo DS original.

O ano de 2007 destacou-se pelo surgimento de jogos como WarioWare: Smooth Moves, Endless Ocean e Big Brain Academy for Wii, que possibilitaram um boa experiência aos fãs. Além disso, outros games como Super Mario Galaxy e Metroid Prime 3: Corruption reviveram antigos sucessos da companhia nipônica.

Em 2008, foi lançada outra versão do Nintendo DS, o Nintendo DSi. Este mais fino que o Nintendo DS Lite e equipado com câmeras equivalentes a 3 megapixels.

No ano de 2010, foi anunciado o Nintendo 3DS, um novo portátil com capacidade de rodar jogos em 3D e sem precisar de óculos especiais para perceber o efeito 3D.

Em 2011, foi anunciado o Wii U.  Além de rodar jogos em alta definição (1080i e 1080p), destaca-se o controle, que possui uma tela de 6.2 polegadas, com touchscreen, giroscópio e acelerômetro.

Confira na galeria abaixo, alguns dos principais consoles da Nintendo:

Em 2012 a Wii U chegou ao mercado. Além disso, a Nintendo 3DS XL, foi também lançada. Em março Mario Party 9 e PokéPark 2: Wonders Beyond foram lançados para a Wii. Em outubro mais dois títulos da famosa série Pokémon, Pokémon White Version 2 e Pokémon Black Version 2, chegaram à Nintendo DS.

O ano de 2013 foi marcante por alguns importante lançamentos para a Nintendo 3DS e para a Wii U. Destacam-se:  Luigi’s Mansion 2, The Wonderful 101 ( feito em colaboração com a PlatinumGames Inc ),  The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, SUPER MARIO 3D WORLD ( lançado para a Wii U ), dentre outros.

Em 2015 foi anunciado um novo console: o Nintendo NX, que será lançado em 2017.

Em 2016, a Nintendo em colaboração com a Niantic, Inc., e a The Pokémon Company Pokémon GO lancaram o jogo Pokemon Go, que utiliza os conceitos de realidade aumentada. O game é voltado para smartphones e foi desenvolvido para as plataformas iOS e Android. O jogo foi lançado em julho de 2016 em vários países do mundo. No Brasil ficou disponível no início de agosto.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade