Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta em comunidade indígena de Manaus

Apresentação fez parte da primeira edição do Festival Amazônico, realizado pela Orquestra no Norte do país.

Orquestra Sinfônica Brasileira faz apresentação em aldeia indígena de Manaus. — Foto: Vitor Santos/Rede Amazônica

A Orquestra Sinfônica Brasileira fez uma apresentação musical na aldeia indígena Waikiru, na Zona Norte de Manaus, na tarde desta segunda-feira (16). A apresentação fez parte da primeira edição do Festival Amazônico, realizado pela Orquestra no Norte do país.

No início do evento, os indígenas que moram na aldeia fizeram uma apresentação musical para a equipe da Orquestra. Em seguida, os músicos usaram seus instrumentos para performar diferentes músicas para os moradores.

André Satere, tuxaua da Aldeia Waikiru é responsável por uma escola de música para os moradores e afirmou que a apresentação e a troca de experiências com os músicos engrandeceu os indígenas que moram no local.

“Para nós é um prazer ouvir músicas diferentes. Nos ajuda a impulsionar mais o nosso coração e focar na melodia. Isso traz para nós um despertar, porque a música faz parte da nossa cultura”, afirmou André Satere.

Foto: Vitor Santos/Rede Amazônica

Anton Carvalho é violinista na Orquestra Sinfônica Brasileira e se apresentou na aldeia. Para ele, a “língua da música” permite a conversa entre as pessoas, como aconteceu durante o evento.

“Mostramos a nossa Orquestra Sinfônica tocando em quarteto de cordas para a aldeia, mas também fizemos intercâmbio tocando junto com eles. A língua da música nos permite conversar com qualquer pessoa. É o poder incrível da música”, contou.

O coordenador educacional da Orquestra Sinfônica Brasileira, Elber Ramos, afirmou que esta foi a primeira vez que aconteceu uma apresentação em uma aldeia indígena e que o projeto “Conexões Musicais” permite a troca de experiências entre os participantes.

“São diversas experiências especiais e únicas que nós estamos vivendo a cada dia. Isso só enriquece não só eles, mas a gente também. É uma troca, como o nome já diz. A gente vem oferecer a nossa música e sai daqui muito melhor do que a gente chegou”, disse.

Foto: Vitor Santos/Rede Amazônica

Festival Amazônico 

Entre os dias 9 e 19 de outubro, a Orquestra Sinfônica Brasileira leva suas atividades para o Norte do Brasil. Belém, no Pará, e Manaus, no Amazonas, foram as cidades escolhidas para receber a turnê OSB Pelo Brasil – Festival Amazônico.

São atividades como aulas para estudantes de música dessas localidades, concertos didáticos para crianças e jovens de escolas públicas, interações com orquestra local, além de apresentações nas duas capitais.

Até o dia 18, os músicos da OSB vão ministrar aulas de instrumentos para estudantes da Universidade Federal do Amazonas, da Universidade Estadual do Amazonas e do Liceu Cláudio Santoro.

Durante o período em Manaus, grupos da orquestra realizarão, também, dois concertos didáticos: na Escola de Educação Indígena da Aldeia Waikiru e no Centro de Formação Vida Alegre.

A passagem da turnê pela capital amazonense também será encerrada com uma apresentação aberta ao público, desta vez, com o espetáculo A OSB do Brasil – Norte, executado por um grupo de cordas e percussão sob regência do maestro Anderson Alves.

Será no dia 19 de outubro, no Teatro ICBEU Manaus. Os cantores David Assayag, Marcia Siqueira e Patrick Araújo farão participações especiais. 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade