Apresentação fez parte da primeira edição do Festival Amazônico, realizado pela Orquestra no Norte do país.
Orquestra Sinfônica Brasileira faz apresentação em aldeia indígena de Manaus. — Foto: Vitor Santos/Rede Amazônica
A Orquestra Sinfônica Brasileira fez uma apresentação musical na aldeia indígena Waikiru, na Zona Norte de Manaus, na tarde desta segunda-feira (16). A apresentação fez parte da primeira edição do Festival Amazônico, realizado pela Orquestra no Norte do país.
No início do evento, os indígenas que moram na aldeia fizeram uma apresentação musical para a equipe da Orquestra. Em seguida, os músicos usaram seus instrumentos para performar diferentes músicas para os moradores.
André Satere, tuxaua da Aldeia Waikiru é responsável por uma escola de música para os moradores e afirmou que a apresentação e a troca de experiências com os músicos engrandeceu os indígenas que moram no local.
“Para nós é um prazer ouvir músicas diferentes. Nos ajuda a impulsionar mais o nosso coração e focar na melodia. Isso traz para nós um despertar, porque a música faz parte da nossa cultura”, afirmou André Satere.
Anton Carvalho é violinista na Orquestra Sinfônica Brasileira e se apresentou na aldeia. Para ele, a “língua da música” permite a conversa entre as pessoas, como aconteceu durante o evento.
“Mostramos a nossa Orquestra Sinfônica tocando em quarteto de cordas para a aldeia, mas também fizemos intercâmbio tocando junto com eles. A língua da música nos permite conversar com qualquer pessoa. É o poder incrível da música”, contou.
O coordenador educacional da Orquestra Sinfônica Brasileira, Elber Ramos, afirmou que esta foi a primeira vez que aconteceu uma apresentação em uma aldeia indígena e que o projeto “Conexões Musicais” permite a troca de experiências entre os participantes.
“São diversas experiências especiais e únicas que nós estamos vivendo a cada dia. Isso só enriquece não só eles, mas a gente também. É uma troca, como o nome já diz. A gente vem oferecer a nossa música e sai daqui muito melhor do que a gente chegou”, disse.