Por três dias Manaus se tornará a capital dos corais com a segunda edição do Festival Amazonas de Corais, o Famcor. O evento acontece de 22 a 24 de setembro e contará com a apresentação de 24 grupos em nove espaços culturais da cidade, sempre das 19h às 22h. A abertura acontece na quinta-feira (22), às 10h30 no Hall do Teatro Amazonas, com os corais Vozes da Educação, Tom Sobre Tom (da Bahia) e Unimed (de Fortaleza). Toda a programação é gratuita e visa difundir e promover o segmento musical como atração cultural e turística no Estado.
Programação da mostra oficial
O público poderá conferir no primeiro dia da mostra oficial, com apresentações sempre das 19h às 22h, o espetáculo de Bossa Nova do Coral da UEA, do Coral da Sefaz, da CMM, Vozes de Júbilo, do ITB, do Projeto Musicando da UEA e do Coro Messias.
No dia 23, a segunda noite será aberta com o Coral Infantil da Fundação Glomam, Coro Esperança, Tubones, Coral da UEA, Coral Indígena Myra Yiá, Tom Sobre Tom (da Bahia), Unimed (Fortaleza) e Coral Universitário Ufam.
O último dia contará com apresentações do Coral Infantil do Liceu, Glaudium, Vozes da Educação, Maestro Gorski, Coral TCE-AM, Coral Adventista do Sétimo Dia da Zona Sul e GVCA.
“O festival leva o nome do Amazonas, tem a nossa identidade e é feito principalmente por pessoas do Estado e principalmente para o público amazonense. Queremos mostrar que há artistas fabulosos aqui, principalmente da música de coral. Convidamos o público para conhecer músicas com arranjos para corais. Vai ter um repertório preparado para encantar o público”, declarou o diretor artístico do festival, Fabiano Cardoso. A programação completa do 2° Festival Amazonas de Corais está disponível no site.
Oficinas
Além dos grupos de canto, o evento terá uma ampla programação acadêmica, composta por três oficinas, que proporcionará acesso a novas técnicas através do contato com profissionais renomados.
A Oficina de Regência será ministrada pelo maestro Hermes Coelho (dia 22, no Auditório do ICBEU, na avenida Joaquim Nabuco, no Centro). A Oficina de Canto será comandada por Duany Parpinelli (dia 23, às 14h, no Casarão de Ideias, na rua Monsenhor Coutinho, 275, no Centro). A Oficina de Canto Coral Infantil será ministrada pelo professor Isaías Monteiro (dia 24, às 10h, no Auditório da UEA, unidade da avenida Leonardo Malcher, no bairro Praça 14).
“Ficamos felizes em receber o festival, porque está dentro da nossa proposta, que é receber manifestações de todas as linguagens artísticas, além de ser um local de formação. Estamos nos grandes circuitos de todas as linguagens artísticas. Isso enriquece ainda mais o nosso fazer cotidiano”, disse o produtor cultural e gestor do Casarão de Ideias, João Fernandes, acrescentando que o ponto de cultura também receberá no dia 23, a partir das 16h, a apresentação do Coral da UEA, Vozes da Educação e Vozes da AEA/AM. As vagas nas oficinas serão preenchidas conforme a lotação dos espaços.