‘Lilás’, ‘Eu te devoro’, ‘Oceano’, ‘Flor de Lis’, ‘Um amor puro’ e tantos outros grandes sucessos do cantor e compositor Djavan deixaram o Dia das Mães, neste domingo (14), mais sereno em Manaus. A homenagem aconteceu pela manhã no Teatro Amazonas com o ‘Concerto Bradesco II – Especial do dia das Mães’, parte da programação do XX Festival Amazonas de Ópera (FAO).
As canções interpretadas pela Orquestra de Violões do Amazonas regida por Davi Nunes e com participações de Amanda Aparicio e Cileno, emocionaram o público. Ina Rodrigues foi surpreendida pela mãe: “Ela apareceu já com os ingressos na mão. Eu achei muito bacana porque ela sabe que eu amo o teatro e ela gosta também. E para coroar, o espetáculo foi maravilhoso”.
Mãe de três, Ana Castelo contou ao Portal Amazônia que recebeu o convite para assistir ao concerto do marido. “Eles não conhecem muito as músicas ainda, mas ficaram com a gente e se divertiram, porque boa música todo mundo gosta e o espetáculo foi muito bom”, afirmou.
“Quando a gente comemora o dia das mães é sempre em casa, só uma refeição e eu tentei fazer alguma coisa especial porque o Teatro é um símbolo de Manaus e como ela não mora aqui resolvemos fazer um dia diferente”, disse Juliana, que levou a mãe Rosa Correia para assistir a apresentação.
De acordo com o regente da orquestra, Davi Nunes, a escolha do repertório foi pensada especialmente nas mães. “Para nós, que desde 2012 temos feitos espetáculos no dia das mães, na edição especial dos 20 anos do festival tínhamos que escolher bem e salientar que o repertório do Djavan foi escolhido para agradá-las”, destacou.
“Esse é o nosso presente, é como a gente pode homenagear nossas mães”, declarou Cileno. “Eu acredito que é uma grande honra cantar com a orquestra e ainda mais em uma data tão importante. Desejo à todas as mães tudo de bom e um feliz dia”, completou Amanda Aparicio.
O FAO tem direção artística do maestro Luiz Fernando Malheiro. Um dos momentos mais aguardados é a ópera ‘Tannhäuser’, de Richard Wagner, que será apresentada nos dias 14, 17 e 20 de maio. O festival acontece até dia 4 de junho.
Outra novidade é a ópera-fantasia ‘Onde Vivem os Monstros’, de Oliver Knussen, espetáculo montado especialmente para crianças, com produção do Theatro São Pedro, de São Paulo. As apresentações acontecem nos dias 27 e 28 de maio e 3 e 4 de junho, com direção musical e regência assinadas pelo maestro Marcelo de Jesus, regente adjunto da Amazonas Filarmônica, e pelo maestro Pedro Messias, do Theatro São Pedro.
Ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Amazonas e no site Best Seat, com valores que variam entre R$ 2,50, meia entrada, e R$ 60, inteira. Algumas apresentações são gratuitas e há também uma programação acadêmica com palestras e workshops. Veja a programação completa.
O Festival é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e do Fundo de Promoção Social, com o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural. A edição deste ano é a primeira realizada apenas com recursos da iniciativa privada, com o patrocínio de: Bradesco Prime, Companhia de Gás do Amazonas e Ambev. Conta ainda com a parceria do Theatro São Pedro, de São Paulo.