Artistas parabenizam Chico da Silva pelos 73 anos de vida

A amazônia é reconhecida por inúmeras riquezas, entre elas, a cultura, o bioma, a fauna e a flora peculiares, mas também por pessoas que representam bem todo esse patrimônio. Francisco Ferreira da Silva, mais conhecido como Chico da Silva, é um dos nomes mais importantes da música de nossa região, e nesta terça-feira (8) comemora o auge de seus 73 anos de idade com inúmeros sucessos ao longo da carreira.

Chico da Silva, que nasceu em Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus), é considerado um dos maiores músicos brasileiros, iniciou sua carreira nos anos 80, quando entrou no grupo ‘Os Amigos do Som‘. Tem no currículo, parcerias com o sambista Martinho da Vila e escreveu músicas interpretadas pela cantora Alcione, como ‘Pandeiro é Meu Nome’ e  ‘Sufoco’.

Mas antes de seguir lendo a matéria, dê o play e ouça o sucesso Sufoco na voz da cantora Alcione.

Foto: Reprodução/Facebook-Chico da Silva
Apaixonado pelo boi-bumbá Garantido, Chico compôs algumas toadas, e entre elas, a canção ‘Vermelho‘ que é onde ele claramente expressa essa paixão. A toada fez tanto sucesso que ganhou uma versão gravada por Fafá de Belém. Durante a carreira, Chico também compôs para o boi Caprichoso.

Segundo o secretário estadual de Cultura do Amazonas (SEC), Denílson Novo, a simplicidade de Chico da Silva é uma das principais características de suas composições. “Ele retrata a vida do caboclo, ou seja, ele conhece essa realidade, e tem a nobre competência de tocar o coração das pessoas com canções que ficam eternizadas em nossas memórias. Além dos sambas consagrados, Chico marca trajetória na música com toadas que ultrapassam as barreiras amazônicas, fazendo sucesso pelo Brasil afora. É, sem dúvida alguma, um artista completo”, disse. 

Foto: Divulgação
Para Arlindo Júnior, cantor de toada do boi Caprichoso, a carreira de Chico é um marco para o cenário musical do Estado. “O cara levou o nome do Amazonas para outros Estados. Teve uma importância muito grande dentro do festival do Parintins, reconhecido com o único compositor que fez várias toadas para os dois bumbás no mesmo ano. Tem várias músicas marcantes, e eu tenho muito orgulho de ser amigo dele, e já o agradeço por ter feito tanta coisa por nós”, disse.

O cantor David Assayag, que também gravou a toada ‘Vermelho’, ressalta o grande referencial que Chico é, como compositor. “Além de ser meu conterrâneo, o Chico é uma referência para qualquer compositor. Hoje quero parabenizar e celebrar pela vida dele. Que ele continue sendo essa pessoa iluminada”, contou.

Confira uma entrevista especial, feita pelo Amazônia Agora, com Chico da Silva:

Parte 1

Parte 2 

 * Colaborou com esta matéria, Bruna Thayna.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Eco-festival do Peixe-boi de Novo Airão: três décadas lutando pela preservação do peixe-boi

O Ecofestival do Peixe-Boi de Novo Airão foi declarado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado do Amazonas. 

Leia também

Publicidade