Chico da Silva, que nasceu em Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus), é considerado um dos maiores músicos brasileiros, iniciou sua carreira nos anos 80, quando entrou no grupo ‘Os Amigos do Som‘. Tem no currículo, parcerias com o sambista Martinho da Vila e escreveu músicas interpretadas pela cantora Alcione, como ‘Pandeiro é Meu Nome’ e ‘Sufoco’.
Mas antes de seguir lendo a matéria, dê o play e ouça o sucesso Sufoco na voz da cantora Alcione.
Segundo o secretário estadual de Cultura do Amazonas (SEC), Denílson Novo, a simplicidade de Chico da Silva é uma das principais características de suas composições. “Ele retrata a vida do caboclo, ou seja, ele conhece essa realidade, e tem a nobre competência de tocar o coração das pessoas com canções que ficam eternizadas em nossas memórias. Além dos sambas consagrados, Chico marca trajetória na música com toadas que ultrapassam as barreiras amazônicas, fazendo sucesso pelo Brasil afora. É, sem dúvida alguma, um artista completo”, disse.
O cantor David Assayag, que também gravou a toada ‘Vermelho’, ressalta o grande referencial que Chico é, como compositor. “Além de ser meu conterrâneo, o Chico é uma referência para qualquer compositor. Hoje quero parabenizar e celebrar pela vida dele. Que ele continue sendo essa pessoa iluminada”, contou.
Confira uma entrevista especial, feita pelo Amazônia Agora, com Chico da Silva:
Parte 1
Parte 2
* Colaborou com esta matéria, Bruna Thayna.