Sema abre inscrições para curso de Municipalização da Educação Ambiental

O curso se destina à comunidade em geral como objetivo de fomentar a estruturação da Política de Educação Ambiental nos Municípios

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) está com as inscrições abertas para a segunda edição do curso “Municipalização da Educação Ambiental: Cenários estruturantes, Leis e Programas – EaD 2021”. Os interessados podem se inscrever até o dia 23 de maio (domingo) pelo link https://bit.ly/MTMunicipalizacaoEducacaoAmbiental2021.

O curso se destina à comunidade em geral como objetivo de fomentar a estruturação da Política de Educação Ambiental nos Municípios com a compreensão do sistema indissolúvel da relação ambiental, social, econômica e cultural para formação de sociedades sustentáveis.

Foto: Divulgação

A capacitação será de forma virtual, devido a pandemia de Covid-19, com início no dia 31 de maio. A carga horária é de 20 horas e pessoas de outros estados também podem se inscrever, sendo 80% das vagas para pessoas residentes em Mato Grosso e 20% reservadas para pessoas de fora do estado.

A superintendente de Educação Ambiental, Vânia Montalvão, destaca que “a grande procura e os resultados exitosos alcançados no ano passado trazem excelentes expectativas para mais esta edição de 2021”.

Módulos

Dividido em dois módulos, a primeira parte traz reflexões sobre os contextos e desafios socioambientais no mundo atual, a importância das leis e programas, o entrelaçamento da Educação Ambiental e das políticas ambientais na gestão municipal, além das experiências e projetos que tiveram bom êxito e foram resultantes dos cursos ofertados pela Sema nos últimos anos em todo o estado.

No segundo módulo, o curso avança para uma dinâmica prática do processo de construção dos marcos normativos da Política Municipal de Educação Ambiental. Os módulos serão intercalados por webinar online com convidados especiais, apresentando as interfaces sobre a temática da municipalização da Educação Ambiental, para possibilitar diálogos e trocas de experiências.

As atividades serão realizadas por meio de videoaulas, textos, WhatsApp, webinar, indicação de filmes, entre outros e tem como base a Lei nº 10.903/2019 que institui a Política Estadual de Educação Ambiental de Mato Grosso e busca “Estimular e fortalecer a consciência crítica sobre as questões socioambientais”.

A capacitação será realizada em paralelo à Semana do Meio Ambiente, quando a Sema, em parceria com os municípios do estado, trabalhará o tema “Restaurando Ecossistemas e Homenageando Vidas”. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade