Roteiros são disponibilizados pelo ICMBio para monitoramento da biodiversidade de áreas com Manejo Florestal

Publicações são sobre monitoramento do Pirarucu, Quelônios, Castanha, Caça de subsistência e aves e mamíferos, produzidos em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE).

O Instituto Chico Mendes (ICMBio) disponibiliza em seu site Roteiros Metodológicos para o monitoramento da biodiversidade e duas publicações referentes aos resultados do Programa Monitora, cujas ações traçam um retrato do estado de conservação de diversas UC no país, em especial na Amazônia

Os conteúdos foram desenvolvidos pelo ICMBio em parceria com o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), como parte do projeto Monitoramento Participativo da Biodiversidade – MPB, que atuou em parceria com o Programa Monitora em 18 Unidades de Conservação amazônicas.

O Programa Monitora busca fortalecer o diálogo em torno das questões ambientais, com base no monitoramento da biodiversidade, compartilhamento de informações e na formulação de questões, envolvendo pesquisadores, gestores das áreas e das comunidades nas unidades de conservação.

Um conjunto de procedimentos foi desenvolvido para levantar dados a partir do emprego de técnicas simples, com baixo custo financeiro e operacional, privilegiando a participação de atores locais, acompanhado do compartilhamento de análises e interpretação coletiva de resultados. Tais atividades requerem a capacitação constante em diversas áreas do conhecimento e permanente processo de articulação de iniciativas.

O cuidado com o estabelecimento de procedimentos padronizados, com conjunto mínimo de variáveis em comum, visa a comparabilidade e o ganho de escala, de modo que o programa gere informações relevantes para as decisões de manejo e uso dos recursos em escala local nas UC, mas também para as manifestações em escala regional e nacional.

Foto: Jéssica dos Anjos/ICMBio

Conheça as publicações nos links abaixo:

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Entenda qual a função de um consulado e quais estão presentes nas capitais da Região Norte  

Os serviços prestados por um consulado são essenciais na diplomacia internacional, pois fornecem assistência e proteção aos cidadãos de um país em território estrangeiro.

Leia também

Publicidade