Rondônia: bombeiros resgatam macaco em depósito de loja

O Corpo de Bombeiros de Rondônia resgatou um macaco da espécie ‘zogue-zogue’ na manhã desta terça-feira (4). Segundo matéria publicada no G1 Rondônia, o primata estava no depósito de uma loja de panelas localizada em Vilhena (município distante a 704 quilômetros de Porto Velho) e não apresentava ferimentos. O animal foi entregue à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Foto:  Eliete Marques/Rede Amazônica
De acordo com a comerciante Elezete Cardoso, 63 anos, o animal entrou sorrateiramente na loja. “Eu nem vi quando ele entrou, de tão rápido. Foram funcionários da oficina ao lado que me falaram. Disseram que ele atravessou a BR-364, viu a porta aberta e entrou”, relata.
No momento em que oficiais do Corpo de Bombeiros fizeram o resgate, o primata estava bastante agitado. Segundo a corporação, o primata não tinha sinais de cuidados domésticos. O animal foi encaminhado para a Polícia Militar Ambiental (PMA).
A espécie Callicebus cinerascens, conhecido como zogue-zogue, é endêmica do Brasil e está presente nos estados do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia. “O desmatamento e as queimadas são os principais motivos desses animais irem para a área urbana, em busca de alimentos e refúgio”, pontuou o biólogo Flávio Terassini.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Dromedários na Amazônia? Grupo de animais asiáticos vive em fazenda no Tocantins

No início deste ano os dromedários chamaram atenção para sua existência na Amazônia depois de um vídeo viralizar nas redes sociais.

Leia também

Publicidade