Queimadas no Acre tem maior número no mês de julho em oito anos

Registros do ano somam 10% do total de 2023. Estado também alcançou no período a terceira maior quantidade de registros da série histórica de queimadas iniciada em 1998 pelo Inpe.

O Acre teve o maior número de queimadas no mês de julho em oito anos com 544 focos detectados até terça-feira 30 de julho, de acordo com o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O mês acumula a maior quantidade de queimadas no ano.

Os registros do ano, entre janeiro e o dia 30 de julho, somam 10% do total de 2023, já que no ano passado foram 6.562 focos detectados.

Com o índice, o estado é o 15º em todo o país e o 6º da região Norte, na frente apenas do Amapá. O número também é a terceira maior marca da série histórica iniciada em 1998.

Em 2023, o mês de julho acumulou 212 focos de queimadas no Acre. Ou seja, o estado teve um aumento de 156% no mês em um ano.

Queimadas no Acre no mês de julho

Três maiores marcas da série histórica

Foto: Reprodução/g1 Acre/Inp

Com seca e aumento das queimadas, população acreana sofre com a baixa qualidade do ar. O índice preocupa principalmente por conta da tendência de aumento que o levantamento mostra a partir do mês de agosto.

No monitoramento do Inpe, em 19 dos 25 anos pesquisados, a quantidade de queimadas ficou acima de 1 mil focos no oitavo mês do ano. Em 2023, o número ficou em 1.388 naquele mês.

Queimadas no mês de julho no Acre

Últimos três anos

Foto: Reprodução/g1 Acre/Inpe

De junho a julho, o número de queimadas também teve aumento. Nos últimos 30 dias, o salto foi de 438%, saindo de 101 focos.

Queimadas no mês de junho no Acre

Últimos três anos

Naquele mês, o Acre também registrou aumento em relação ao ano anterior, já que em junho de 2022 foram 31 focos registrados.

Por Victor Lebre, g1 AC — Rio Branco

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade