Polícia resgata macaco em situação de maus-tratos em Manaus

Macaco-prego foi resgatado e levado para o Ibama. Foto: Divulgação/Polícia Civil
Um macaco-prego foi resgatado durante a sétima fase da Operação Beethoven, deflagrada nesta terça-feira (20), na Zona Leste de Manaus. De acordo com a Polícia Civil, o animal vivia em condições precárias e estava desnutrido. Uma mulher, de 25 anos, foi levada para a delegacia. As informações são do G1 Amazonas.

De acordo com o delegado Samir Freire, da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), a operação foi iniciada após a polícia receber denúncias indicando um endereço, situado no bairro Tancredo Neves, onde um macaco estaria sendo maltratado.

A equipe foi até o local e confirmou as informações. “Encontramos precariedade nas condições de moradia, maus-tratos e desnutrição do macaco-prego, em poder de uma mulher, que foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimento”, disse o delegado.

Segundo Freire, durante as fiscalizações são observadas as condições físicas dos animais, local de criação, alimentação, água, vacinação e cuidados veterinários. Também é levada em conta a quantidade de animais, estabelecida na Lei Municipal nº 1530, de 26 de setembro de 2011.

O animal resgatado foi encaminhado ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para receber os cuidados necessários. A responsável pelo animal assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de maus-tratos, previsto no Artigo 32 da Lei nº 9605/98. Em seguida recebeu orientações e foi liberada para responder pelo delito em liberdade.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade