Óleo de Patauá: saiba tudo sobre o ”azeite amazônico” que faz o cabelo crescer

O óleo desta palmeira que pode ser encontrada apenas no Brasil, Peru, Equador e Venezuela.

Do coração da Floresta Amazônica, com sua rica biodiversidade, emerge uma palmeira que se destaca pelo tamanho, atingindo até 25 metros de altura. A folhagem, voltada para cima, lembra uma coroa vegetal. Os cachos, apinhados de um fruto roxo escuro quando maduro, pendem do topo como rabos-de-cavalo.

Você já ouviu falar do óleo do fruto do Patauá, conhecido como “azeite amazônico” ?

Seu fruto é rico em óleo com ácidos graxos, semelhante ao óleo de oliva. Esse óleo é conhecido das comunidades do Norte brasileiro, usado no tratamento de doenças respiratórias, na culinária, e também no cuidado pessoal, para crescimento e fortalecimento dos cabelos.

O óleo desta palmeira que pode ser encontrada apenas no Brasil, Peru, Equador e Venezuela.

Reprodução: Internet

Beleza

Devido ao seu alto teor em ácido oleico, o óleo da Amazônia de Patauá natural apresenta propriedades hidratantes excelentes para recuperar as peles ressecadas, através da formação de um filme lipídico sobre a epiderme.  Já nos cabelos, o óleo de patauá tem o poder de fazer com que o fio permaneça por mais tempo na fase de crescimento, a chamada fase anágena, graças à inibição da síntese da proteína STAT3. Com isso, intensifica-se o crescimento e fortalecimento dos fios.

Como usar

Na pele:  O óleo de patauá pode ser usado diariamente, puro ou misturado a cremes de sua preferência, no rosto e no corpo.

Nos cabelos: É possível usar o óleo de patauá nos cabelos de diferentes maneiras.

Como pré-shampoo: é só aplicar o óleo no comprimento e raiz dos fios antes do banho, massageá-los e então lavar com shampoo. Dessa maneira, o óleo atuará como protetor dos fios, impedindo-os que fiquem ressecados por causa da ação do shampoo.

Na umectação capilar: aplique o ingrediente na raiz e comprimento dos fios e massageie bem as mechas de cabelo. Aguarde cerca de duas horas e então lave os cabelos. Faça esse procedimento no máximo uma vez por semana.

Vinho de patauá

Vinho de patauá /Foto: Juliana Lima | Flickr

Nos mercados abertos de Belém, a importância do “vinho de patauá” (parecido com leite com chocolate) é preparado semelhante ao “vinho” de açaí.

O vinho do Patauá é feito artesanalmente após a colheita dos frutos. Eles são lavados, colocados em água quente para amolecer, socados em pilão, coados para separar o líquido do bagaço, que servirá para alimentar os animais.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade