Na tarde desta quinta-feira, (14), os funcionários do Grupo Rede Amazônica receberam o advogado e especialista em patrimônio histórico, Robério Braga, que falou sobre a importância do Instituto do Tombamento e Proteção de Bem Cultural. Dentre os assuntos destacados por Braga estava o Encontro das Águas, que teve finalmente o tombamento oficializado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
De acordo com Braga, é importante que as pessoas conheçam as diretrizes que envolvem os tombamentos de patrimônios do Estado, principalmente os comunicadores que são responsáveis por levar informações para a sociedade. “É uma alegria está na casa do Phelippe Daou. Hoje, eu trouxe uma opinião técnica para os jornalistas do Grupo Rede Amazônica sobre o processo de proteção do patrimônio cultural”, contou.
Segundo Braga, o Encontro das Águas é um patrimônio 100% do Amazonas, e que precisa ser cuidado. “Além do Teatro Amazonas, os turistas conhecem o Estado através do encontro das Águas. Então, esse é um fenômeno natural de grande importância para a nossa região, com uma grande representatividade do cenário natural do Amazonas. Graças ao apoio do Governo do Estado e Federal, o Encontro das Águas está definitivamente tombado”, falou o advogado.
Com o tombamento do Encontro das Águas, Robério acredita que o espaço será mais bem explorado. “A partir do tombamento, qualquer pessoa que tente usar o espaço deverá obedecer várias regras técnicas, por que atualmente, as áreas próximas ao Encontro das Águas são utilizadas de forma deliberada, ou seja, cada um chega e faz o que quer”, contou.