Nascem 113 mil quelônios na Reserva Biológica do Abufari, no Amazonas

O último final de semana foi marcado pelo início do ciclo reprodutivo de quelônios (Podocmemis expansa), conhecidos popularmente como tartaruga-da-amazônia. Foram 113 mil filhotes de quelônios que nasceram na praia do Abufari da Reserva Biológica (Rebio) do Abufari, localizada no município de Tapauá, no estado do Amazonas.“Essa é a principal espécie protegida pela unidade de conservação. Estima-se que até o final do ciclo de reprodução dos quelônios, nasçam mais de 250 mil filhotes”, ressalta a chefe da Reserva, Aldenize Viana da Silva.

Foto: Divulgação / ICMBio

As ações de monitoramento e proteção dos quelônios têm se intensificando na Rebio do Abufari, que abriga o mais significativo tabuleiro de desova de tartarugas-da-amazônia do estado do Amazonas. Segundo Aldenize, o ciclo de reprodução da população de quelônios teve início no mês de setembro, e deve se prolongar até meados de dezembro. No último final de semana ocorreram os primeiros nascimentos dos filhotes. No sábado (11), nasceram 103 mil e no domingo (12) mais 10 mil, totalizando 113 mil indíviduos. Os filhotes são protegidos, e depois são soltos nos lagos da Rebio do Abufari.A praia do Abufari representa o maior tabuleiro em preservação para a reprodução de quelônios na Amazônia, além de preservar sítios de reprodução da tartaruga da Amazônia, também mantém estoques genéticos de outras espécies de quelônios como: iaçá (P. sextuberculata), tracajá (Podocnemis unifilis) presentes em rios e lagos da Rebio.

Foto: Divulgação / ICMBio
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pesquisador conta como é o desafio de planejar uma expedição científica à Amazônia

Felipe Augusto Zanusso Souza, pós-doutorando no Laboratório de Ecologia e Evolução de Vertebrados do Inpa, detalha como é organizar uma missão a campo em área remota da floresta tropical.

Leia também

Publicidade