Missão de reconhecimento monitora território do Parque Estadual Chandless, no Acre

As equipes atestaram a elevada integridade ambiental local até o limite de fronteira do Acre com o Peru, onde fica o Parque Nacional Alto Purus.

Ara chloropterus em voo. Foto: Ricardo Plácido/Sema AC

A Secretaria do Meio Ambiente do Acre (Sema), em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA-AC), realizou uma missão de reconhecimento territorial do Parque Estadual Chandless (PEC), no âmbito do programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). A missão percorreu mais de 400 km no Rio Chandless, em direção ao Peru, durante quatro dias de viagem, para monitorar as áreas que compreendem a unidade de conservação.

As equipes, coordenadas pela gestora do parque, Flávia Dinah Rodrigues de Souza, atestaram a elevada integridade ambiental local até o limite de fronteira do Acre com o Peru, onde fica o Parque Nacional Alto Purus.

A gestora destacou a relevância do reconhecimento territorial à gestão.

“Esse tipo de atividade é importante porque você não consegue fazer gestão se não conhecer a área. Nós conseguimos mapear locais de moradores antigos, mapear o marco, mapear toda uma logística para locais de praia e de parada”, 

relatou.

A atividade faz parte da comemoração dos 20 anos do Parque Chandless, celebrada em setembro.

Servidores da Secretaria do Meio Ambiente e do Batalhão de Policiamento Ambiental participaram da missão. Foto: Reprodução/Sema AC

Para a secretária de Meio Ambiente, Julie Messias, trata-se de uma área de rica biodiversidade sob a responsabilidade do Estado. “Estamos na floresta mais biodiversa do mundo, com a missão da gestão de uma área reconhecida pela alta integridade ambiental. Ao longo desses 20 anos, o parque tem recebido pessoas de vários lugares, e servido de berço para pesquisas relevantes”, disse.

Parque Estadual Chandless

Única unidade de conservação de proteção integral de gestão estadual, o Parque Estadual Chandless foi criado em 2 de setembro de 2004, por meio de decreto estadual, possui plano de manejo e conselho gestor instituído.

Localizado na região central do Acre, nos municípios de Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira, tem 695.303 hectares de área e ocupa 4,2% do estado. Sua principalmente característica são as florestas de bambu. 

Faz fronteira ao norte com a Terra Indígena Alto Purus (etnias Huni kuin e Madija), ao sul com a Terra Indígena Mamoadate (etnias Manchineri e Jaminawa), a oeste com o Parque Nacional Alto Purus (Peru) e Reserva Comunal Purus (Peru) e a leste com a Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema.

Arpa

O programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) tem por objetivo promover a conservação e a proteção permanente de 60 milhões de hectares ou 15% da Amazônia brasileira, sendo considerado o maior programa de conservação de florestas tropicais do mundo. Foi criado em 2002, por meio de um inovador arranjo entre governo federal, órgãos estaduais, instituições privadas e a sociedade civil.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Lucia Alberta Baré: amazonense é nomeada nova presidenta da Funai

Antes de assumir funções de direção na Funai, Lucia Alberta Baré atuou por oito anos na Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel da Cachoeira (AM).

Leia também

Publicidade