Mato Grosso: estratégia PCI é destaque em matéria da Forbes

A Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI), instituída pelo Governo de Mato Grosso, é destaque em matéria publicada no site da revista americana Forbes. O texto relata que os Walmart e Unilever decidiram utilizar a força da cadeia de fornecimento para enfrentar o desmatamento da floresta tropical. Dessa forma, o texto aponta que há inúmeras formas de se engajar no comércio sustentável e traz a Estratégia PCI como um bom exemplo de iniciativa, já que Mato Grosso é o maior produtor de soja e gado do Brasil. 
“E os resultados podem ser expressivos: os objetivos da iniciativa ajudarão a evitar a emissão de 6 gigatoneladas de gases de feito estufa, aproximadamente as emissões anuais dos Estados Unidos”, afirma o texto patrocinado pelo Fundo de Defesa do Meio Ambiente (EDF). 
A Estratégia PCI foi lançada em Paris durante a COP 21 em 2015 e constitui-se de um conjunto de metas com o objetivo de expandir e aumentar a eficiência da produção agropecuária e florestal, a conservação dos remanescentes de vegetação nativa, recomposição dos passivos ambientais e a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e gerar a redução de emissões e sequestro de carbono.
Responsável pelo eixo Conservar, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) assumiu a missão de manter 60% de vegetação nativa de Mato Grosso e eliminar o desmatamento ilegal até 2020. “Recebemos com o orgulho a notícia de que a Estratégia PCI vem sendo internacionalmente reconhecida como exemplo de que a produção aliada à conservação ambiental e inclusão social é possível”, comemora o secretário André Baby.
De acordo com o gestor, a Sema atua em diversas frentes para atingir as metas acordadas em Paris. “Nosso trabalho passa pelos processos de descentralização e desconcentração para chegar mais perto dos cidadãos, a implantação do Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), gestão eficiente dos licenciamentos ambientais, ações de controle o monitoramento, criminalização de infratores e transparência, além da inauguração da primeira Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais no Norte de Mato Grosso e da implementação do Plano de Combate ao Desmatamento e Incêndios Florestais”, diz André Baby.
O diretor-executivo do Comitê Estadual da Estratégia PCI, Fernando Sampaio, lembra que a iniciativa foi concebida com uma pluralidade de ações para que os investidores possam escolher a melhor forma de apoiar a produção sustentável em Mato Grosso. De acordo com Sampaio, há desde a possibilidade de investir em ações voltadas para a agricultura familiar e comunidades tradicionais, do eixo Incluir, quanto o investimento em políticas de conservação ambiental, entre outros.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Oportunidades e desafios da produção de dendê na Amazônia paraense

O Pará possui mais de 5,5 milhões de hectares aptos para o cultivo, concentrando a produção de óleo de dendê em um número reduzido de municípios.

Leia também

Publicidade