Mais de 20 pássaros silvestres são devolvidos à natureza

Os animais passaram por perícia antes da soltura, onde foi detectado que todos estavam aptos a voltar para natureza

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Gerência de Fauna Silvestre (GFAU), realizou no último fim de semana, a soltura de 25 pássaros em uma região de mata no Cinturão Verde da região Metropolitana.

Foram devolvidas seis Curiós, oito Canários da Terra, um Chorão, um Bigodinho, um Chupim e oito Coleiros Baianos. Os animais passaram por perícia antes da soltura, onde foi detectado que todos estavam aptos a voltar para natureza.

Foto: Divulgação

 Os pássaros foram apreendidos pela guarnição do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), em atendimento a denúncia anônima de criação de animais silvestres em uma residência localizada no Bairro Aurília Curvo em Várzea Grande-MT.

Além dos animais libertados, foram encontrados na residência duas espécies de “João Pinto” que apresentaram sinais de adestramento e serão encaminhados a um guardião para aclimatação e posterior soltura. Também foi encontrado um pássaro “Cardeal” que será encaminhado para soltura em Tocantins onde há ocorrência da espécie.

As denúncias de tráfico de animais silvestres podem ser realizadas para o 190, Polícia Militar Ambiental, ou pelo 0800 65 3838.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

COP29: Cientistas mostram como a Amazônia é parte da solução para a crise climática

Carlos Nobre, do Painel Científico da Amazônia, apontou que o limite de 1,5º C na temperatura da Terra já é uma realidade, que se reflete nos eventos extremos.

Leia também

Publicidade