Halo solar: ‘anel’ que se forma ao redor do Sol impressiona moradores no Acre; veja registros

O meteorologista e professor da Ufac, Alejandro Fonseca, explica que o fenômeno ocorre quando a luz do sol atravessa nuvens altas com cristais de gelo.

Halo solar foi registrado em Rio Branco no dia 1º de outubro. Foto: Ila Verus/Arquivo pessoal

No primeiro céu azul de Rio Branco (AC) após mais de um mês de fumaça que encobria a atmosfera, moradores registraram, no dia 1º de outubro, o fenômeno conhecido por “halo solar“.

Este fenômeno óptico, que também foi fotografado por moradores do interior do estado, forma um anel luminoso ao redor do sol.

O meteorologista e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Alejandro Fonseca, disse que isto ocorre quando a luz do sol atravessa nuvens altas com cristais de gelo.

Embora o halo solar não seja classificado como um fenômeno raro, ele também não é algo que ocorre com frequência. A formação do halo pode acontecer em qualquer época do ano, desde que as condições meteorológicas ideais estejam presentes.

Apesar da formação ser semelhante à do arco-íris, o halo solar se diferencia pelo formato circular, gerado pela posição do observador. Enquanto o arco-íris se forma à frente da nossa visão, no horizonte, o fenômeno observado no Acre é sempre acima.

Fenômeno é indicação de chuva?

Fonseca disse que, apesar de não haver um período específico para que isso ocorra, em época de chuvas pode ser mais comum, já que a tendência é de que haja muita umidade na atmosfera.

Os halos solares, contudo, são difíceis de prever. Apesar do clima instável do Acre, com dias ensolarados acima do normal, o que determina a ocorrência desse fenômeno é a distribuição dos cristais de gelo em cada localidade.

*Por Renato Menezes, da Rede Amazônica AC

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

MPF pede suspensão do licenciamento das obras na BR-319 entre Manaus e Porto Velho

Órgão exige que as licenças ambientais sejam emitidas somente após a consulta prévia às comunidades indígenas e tradicionais que serão impactadas pela pavimentação da rodovia.

Leia também

Publicidade