Dicas de férias ecológicas e sustentáveis para o cuidado com o meio ambiente

Hábitos simples são fundamentais para garantir e preservar os espaços naturais do Amapá.

Durante o período de férias ou descanso, nada melhor do que aproveitar a natureza de forma sustentável, sem agredir o meio ambiente. Esta iniciativa faz refletir a população sobre os riscos causados pelo desperdício de recursos naturais, poluição e falta de cuidado com a natureza.

Com os efeitos acelerados das mudanças climáticas nos últimos anos e o aumento da temperatura em algumas regiões, como no estado do Amapá, muitas pessoas procuram novos lugares e a natureza para descansar e aproveitar espaços naturais, inclusive os que oferecem banho de rio.

Para um passeio agradável e benéfico, seja nas áreas rurais ou urbanas, é importante adotar alguns cuidados. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) reforça esse alerta para quem vai curtir as férias mais esperadas do ano.

Foto: Divulgação/ Gov. Estado do Amapá/ SEMA

O cuidado também vale para quem vai ficar em casa, pois desenvolver novos hábitos mantém uma rotina sustentável. Para isso, é necessário se manter atento e desligar o modo automático.

Dicas de férias sustentáveis

Foto: Divulgação/ Gov. Estado do Amapá/ SEMA
  • Ao visitar locais de contato com a natureza em áreas menos urbanizadas, adote uma postura ecológica. Leve sempre sacos plásticos para a coleta de lixo, não deixe resíduos, não jogue lixo no rio e evite usar embalagens descartáveis;
  •  Reduza, recicle e reutilize;
  • Conecte-se com a natureza e plante árvores. Faça uma horta em casa e incentive as crianças a fazerem parte das atividades;
  • Escolha caminhar e andar de bicicleta;
  •  Desligue-se das telas e aproveite o tempo ao ar livre com piqueniques e brincadeiras com a família;
  • Use a água de forma responsável. Tome banhos mais curtos e feche a torneira ao escovar os dentes;
  • Inspire-se em aprender sobre sustentabilidade;
  • Economize energia. Desligue as luzes e o ar-condicionado quando sair do quarto;
  • Durante os passeios, compre de lojas locais e experimente a culinária regional. Isso apoia a economia e valoriza a cultura local.
Foto: Divulgação/ Gov. Estado do Amapá/ SEMA

O Amapá é o estado mais preservado do país, rico em recursos naturais, e possui 21 Unidades de Conservação (UC). A maior delas é o Parque Nacional do Tumucumaque, seguido pela Floresta Estadual do Amapá (Flota/AP), uma área verde que abrange 10 dos 16 municípios do estado e que completará 18 anos no dia 12 de julho.

*Com informações do Governo do Estado do Amapá/SEMA.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Cadeia de sementes é fonte de renda para ribeirinhos e ajuda no combate às mudanças climáticas

Projeto de intervenção é desenvolvido no âmbito do Projeto Bacia Amazônica (OTCA/PNUMA/GEF), gerando renda para famílias de cinco áreas protegidas na Amazônia.

Leia também

Publicidade