Durante o período de férias ou descanso, nada melhor do que aproveitar a natureza de forma sustentável, sem agredir o meio ambiente. Esta iniciativa faz refletir a população sobre os riscos causados pelo desperdício de recursos naturais, poluição e falta de cuidado com a natureza.
Com os efeitos acelerados das mudanças climáticas nos últimos anos e o aumento da temperatura em algumas regiões, como no estado do Amapá, muitas pessoas procuram novos lugares e a natureza para descansar e aproveitar espaços naturais, inclusive os que oferecem banho de rio.
Para um passeio agradável e benéfico, seja nas áreas rurais ou urbanas, é importante adotar alguns cuidados. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) reforça esse alerta para quem vai curtir as férias mais esperadas do ano.
“É importante que as pessoas curtam as férias de forma sustentável e consciente, sabendo que podem se divertir, mas ao mesmo tempo devem proteger o meio ambiente. Além disso, é um período em que as crianças têm a oportunidade de aprender, de forma divertida, os cuidados com a natureza,” pontua a secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça.
O cuidado também vale para quem vai ficar em casa, pois desenvolver novos hábitos mantém uma rotina sustentável. Para isso, é necessário se manter atento e desligar o modo automático.
Dicas de férias sustentáveis
- Ao visitar locais de contato com a natureza em áreas menos urbanizadas, adote uma postura ecológica. Leve sempre sacos plásticos para a coleta de lixo, não deixe resíduos, não jogue lixo no rio e evite usar embalagens descartáveis;
- Reduza, recicle e reutilize;
- Conecte-se com a natureza e plante árvores. Faça uma horta em casa e incentive as crianças a fazerem parte das atividades;
- Escolha caminhar e andar de bicicleta;
- Desligue-se das telas e aproveite o tempo ao ar livre com piqueniques e brincadeiras com a família;
- Use a água de forma responsável. Tome banhos mais curtos e feche a torneira ao escovar os dentes;
- Inspire-se em aprender sobre sustentabilidade;
- Economize energia. Desligue as luzes e o ar-condicionado quando sair do quarto;
- Durante os passeios, compre de lojas locais e experimente a culinária regional. Isso apoia a economia e valoriza a cultura local.
O Amapá é o estado mais preservado do país, rico em recursos naturais, e possui 21 Unidades de Conservação (UC). A maior delas é o Parque Nacional do Tumucumaque, seguido pela Floresta Estadual do Amapá (Flota/AP), uma área verde que abrange 10 dos 16 municípios do estado e que completará 18 anos no dia 12 de julho.
*Com informações do Governo do Estado do Amapá/SEMA.