Dia do Voluntariado: programa do ICMBio recebe homenagem

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, dedicou aos servidores e voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a homenagem que recebeu do presidente da República, Michel Temer, pelo Dia Nacional do Voluntário, instituído há 35 anos e comemorado no dia 28 de agosto. A data também marca a primeira década de atuação do ICMBio.

Foto:Divulgação/MMA

“O reconhecimento foi dado ao ICMBio, que faz parte do MMA. Dou o meu muito obrigado ao presidente do Instituto, Ricardo Soavinski, e a todos os servidores. A nossa luta continua e estamos colhendo os frutos dela. O desmatamento caiu, vai continuar caindo e por isso precisamos continuar”, afirmou Sarney Filho.

A homenagem foi na manhã desta segunda-feira (28), no Palácio do Planalto, em Brasília, quando o governo federal lançou o Programa Nacional de Voluntariado – Viva Voluntário. A iniciativa vai contribuir com o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 proposta pelas Nações Unidas.

“Esse programa vai ajudar a expandir a marca do governo, que é a abertura ao diálogo, e deve ser um espaço de estímulo a toda a população para o engajamento na Agenda 2030”, afirmou Michel Temer.

De acordo com o presidente, o trabalho voluntário é fundamental para o avanço da sociedade e para a construção da pacificação nacional. “Com brasileiros e brasileiras ajudando uns aos outros. E não contra os outros”, disse.

Plataforma digital

O programa vai unir esforços do governo, de organizações da sociedade civil e de empresas, sob coordenação da Casa Civil. Está prevista a criação da Plataforma Digital do Voluntariado, para fazer o intercâmbio entre quem quer doar seu tempo e as instituições que precisam dele.

Também foi anunciada a criação do Prêmio Nacional de Voluntariado, para reconhecer empresas e cidadãos que desenvolvem atividades voluntárias de relevância social e estabelecida a criação de um conselho gestor do programa, no qual o MMA terá assento.

Além do presidente Michel Temer, participaram da mesa a primeira-dama Marcela Temer; o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha; e o coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante-residente do Pnud, Niky Fabiancic, que dará apoio técnico e administrativo para as atividades do Viva Voluntário.

Também receberam a comenda representantes do Ministério da Defesa, da Eletrobras, do Banco do Brasil, do Banco Itaú e de Organizações da Sociedade Civil (Amigos do Bem, Parceiros Voluntários, Creche Santa Clara).


Voluntariado

O Programa de Voluntariado do ICMBio foi criado em 2009 e reformulado recentemente por meio da Instrução Normativa Nº 3/2016.

As linhas de atuação foram ampliadas e passaram a contemplar as áreas de administração, comunicação, consolidação territorial, gestão socioambiental, manejo para conservação, pesquisa e monitoramento, produção e uso sustentável, proteção ambiental e uso público e negócios, além de possibilitar o trabalho online.

Atualmente, 132 unidades organizacionais contam com o programa formalizado, e o número de voluntários chega a quase 2 mil. São parceiros da iniciativa o Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), o  WWF Brasil e o Serviço Florestal dos Estados Unidos.

De acordo com Ricardo Soavinski, a demanda para as chamadas de trabalho voluntário no Instituto é muito grande. “Isso faz toda a diferença porque percebemos que tem muita gente disposta a ajudar o Instituto e a natureza. Eu acrescentaria ainda o trabalho voluntário dos 6.950 conselheiros que atuam em 278 unidades de conservação. Os conselhos ampliam os espaços de diálogo com a comunidade, isso é fundamental”, afirmou o presidente do órgão, em entrevista em que avalia a primeira década de atuação do ICMBio.

Em julho passado, na abertura do I Seminário de Voluntariado do ICMBio, o ministro substituto do Meio Ambiente, Marcelo Cruz, declarou o interesse do ministério em dar prioridade à atuação dos voluntários na gestão das unidades de conservação (UCs). “É um trabalho pioneiro de voluntariado no governo federal e demonstra eficácia e eficiência”, afirmou.

O evento reuniu representantes de instituições parceiras e de órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, além de professores e estudantes universitários envolvidos na gestão de programas de voluntariado do órgão.*Deixe o Portal Amazônia com a sua cara. Clique aqui e participe.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade