Correios lançam selos com o tema fungos em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje (5), os Correios lançam selos especiais que têm os fungos como tema. Serão, ao todo, 240 mil selos exemplares divididos em seis grupos, vendidos a R$ 1,60 cada. A coleção faz parte da série Mercosul.

As estampas foram criadas por uma equipe do Instituto de Botânica de São Paulo, formada por Larissa Trierveiler Pereira, Vitor Xavier de Lima, Ricardo Matheus Pires e Marcelo Pinto Marcellia. A arte-final ficou a cargo de Daniel Effi, dos Correios.

Foto: Divulgação/Correios

Entre as estampas de selos há seis espécies de basidiomicetos pertencentes à classe Agaricomycetes: Clathrus chrysomycelinus, Clathrus columnatus, Geastrum violaceum, Hydnopolyporus fimbriatus, Laetiporus gilbertsonii e Oudemansiella cubensis.

Segundo os Correios, todas essas espécies são de compositores de matéria orgânica que contribuem com a reciclagem de nutrientes e manutenção dos ecossistemas terrestres.

Grupo de organismos diversos, os fungos vão desde espécies microscópicas unicelulares até aquelas que formam grandes estruturas visíveis (macrofungos), como cogumelos e orelhas de pau – estes últimos, pertencentes ao grupo dos basidiomicetos.

As peças estarão disponíveis nas agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Maior romaria fluvial da América Latina em extensão: a história da devoção parintinense à Nossa Senhora do Carmo

Criada pelo artista amazonense Juarez Lima em 2009, a Romaria das Águas transformou uma promessa em uma das maiores manifestações de fé da Amazônia.

Leia também

Publicidade