A atividade virtual acontecerá 6 de setembro com participantes de vários países
Reunir novas lideranças ambientais do mundo em uma atividade cultural é a proposta do Jovens do Futuro, festival que acontecerá virtualmente dia 6 de setembro, com transmissão ao vivo nas redes sociais do Comitê Chico Mendes.
Em 1988, três meses antes de ser assassinado, o ambientalista Chico Mendes deixou uma carta convocando a geração atual para iniciar uma onda revolucionária. A carta é endereçada para jovens de 2120, que, segundo os sonhos de Chico, estarão celebrando 100 anos de revolução e resistência na Amazônia.
“Meu pai deixou essa carta em 88 e é uma carta muito inspiradora. E que momento mais propício pra gente começar uma revolução do que esse que a gente está vivendo, agravado por pandemia. No Brasil a gente vive um dos piores momentos”, explica Angela Mendes, filha mais velha do ativista acreano e coordenadora do Comitê Chico Mendes.
A programação do festival será composta por jovens lideranças de todo o mundo engajados para reforçar a responsabilidade desta geração em proteger a Amazônia, os territórios, a biodiversidade, os povos originários e tradicionais da região.
Para participar, é necessário preencher o formulário disponível aqui.
“O festival Jovens do Futuro vem pra celebrar essa carta. É uma iniciativa do Núcleo Jovem do Comitê Chico Mendes, junto com a Casa Ninja Amazônia e a organização Engajamundo, chamando os jovens de todo planeta para assumir o compromisso de iniciar essa revolução. Vai acontecer 6 de setembro, o dia que a carta foi escrita, vão ser 3 horas de duração, com participação de jovens de fala política e cultural, de todo mundo. É uma grande mobilização”, explica a ativista ambiental.
Angela pontua o papel estratégico do jovem para proteção e manutenção dos seus territórios. “Não vão existir territórios, assim como não vai existir o planeta, não vai existir um futuro se o jovem dessa geração não assumir esse papel. E, é claro, a gente não tá aqui jogando a responsabilidade nas costas dos jovens, não. A gente tá aqui no suporte, dando todo apoio para que esses jovens possam despertar pra esse momento, despertar para a necessidade dessa revolução”.
Comitê Chico Mendes
O Comitê Chico Mendes é uma articulação de movimentos e militantes criado logo após o assassinato de Chico Mendes e teve como primeiro objetivo mobilizar a sociedade, autoridades e governo para apurar o assassinato.
O Comitê gera e divulga ações pensadas a partir do legado de Chico Mendes, em âmbito nacional e internacional.
Hoje o CCM possui um núcleo de jovens, engajados em levar adiante os ideais de Chico e a preocupação com o futuro do planeta, estes são os jovens da Revolução Socialista que o Chico escreveu em sua “carta testamento”.