ANM interdita oito barragens por problemas de estabilidade na Amazônia

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que interditou oito barragens por problemas de estabilidade na Amazônia. Desse total, seis foram interditadas por falta de documentação e duas devido ao fato de que as informações encaminhadas à agência reguladora pelas empresas apontaram falta de estabilidade nos empreendimentos. A decisão foi tomada na noite da última segunda-feira (1º).

Na Amazônia, as barragens interditadas por problemas na documentação estão localizadas no Mato Grosso (4), Pará (1) e Amapá (1). As duas barragens interditas porque as informações apontaram falta de estabilidade estão localizadas no Pará.

A decisão foi tomada atendendo ao que é determinado na Declaração de Condição de Estabilidade, cujas informações devem ser encaminhadas anualmente. Em fevereiro, após o rompimento da barragem em Brumadinho, a agência reguladora estabeleceu um prazo de 30 dias para o encaminhamento das informações sobre as barragens do tipo a montante.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Documentário ‘Manaus Extrema’ mostra detalhes sobre a seca do Rio Negro em 2023

Com um registro histórico das cenas da seca e da fumaça em pontos estratégicos da cidade, o documentário apresenta relatos de uma população afetada pelos efeitos das mudanças climáticas na região.

Leia também

Publicidade