Técnica de mandala: modelo agrícola é utilizado para melhorar produtividade em pequenas áreas de Mato Grosso

Este modelo busca a eficiência no uso da terra, combinando o cultivo de hortifruti e a criação de galinhas poedeiras, de forma integrada.

A fim de tornar pequenas propriedades rurais mais produtivas, a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), com apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri), estão desenvolvendo o projeto Quintais Produtivos.

O engenheiro agrônomo Fabrício Tomaz Ramos (Empaer-MT), que coordena a iniciativa piloto, explicou que já foram montados dois dos 14 quintais produtivos previstos nessa primeira etapa da ação, um em Várzea Grande e outro Poconé.

Foto: Reprodução/Agricultura Familiar

Este modelo agrícola busca a eficiência no uso da terra, combinado o cultivo de hortifruti e a criação de galinhas poedeiras, de forma integrada. O objetivo é produzir alimentos de forma permanente durante o ano todo, contribuindo com a segurança alimentar das famílias.

Segundo o engenheiro, quem define o que será cultivado são as famílias e a equipe da Empaer faz os ajustes agronômicos, como adubação e controle de pragas e doençasm considerando a vocação de cada produtor.

“Nós perguntamos o que o produtor já tem o hábito de cultivar e procuramos alinhar o que ele já sabe para a gente ganhar tempo e cultivar nos canteiros ali. Mas a gente dá sugestão se ele tiver dificuldade em escolher. Tem uma metodologia de plantio, em que as plantas menores ficam no centro e as plantas mais altas nos canteiros mais externos”, explicou.

O engenheiro está elaborando um guia para replicar a tecnologia dos Quintais Produtivos, incluindo listas de materiais, referências bibliográficas e um relatório de impacto financeiro, demonstrando o retorno do investimento no curto e médio prazo.

Inicialmente, o foco do projeto está nas regiões do Vale do Rio Cuiabá, especialmente em Cuiabá, Poconé, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.

O secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural da Seaf, Clóvis Figueiredo Cardoso, destacou que o Projeto Quintais Produtivos não apenas fornece uma fonte de alimento e renda para as famílias locais, mas também estabelece um novo padrão em práticas agrícolas sustentáveis e produtivas.

“Esse projeto busca contribuir com aqueles produtores que têm uma área pequena e que não consegue tirar o sustento dela. É uma ação que traz desenvolvimento sustentável e segurança alimentar apoiados por diferentes deputados e beneficiários”, pontuou. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Capacitação em boas práticas para manejo do pirarucu beneficia mais de 80 pescadores na RDS Mamirauá

Ambos os cursos abordam temas fundamentais, como higiene pessoal, tipos de contaminação, uso de EPIs, legislação sanitária e mais.

Leia também

Publicidade