Museu de História Natural e o Museu de Arte Sacra integram programação nacional

Com o tema ‘O futuro dos museus: recuperar e reimaginar’, a 19ª semana nacional de museus tem atividades simultâneas em todo o país

O Museu de História Natural e o Museu de Arte Sacra integram a programação da 19ª Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) no período de 17 a 23 de maio. Aderindo ao tema ‘O futuro dos museus: recuperar e reimaginar’, os equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) realizam atividades online e gratuitas.

Com ações simultâneas em todo o país, a Semana Nacional de Museus deste ano visa fomentar as discussões do campo museal ao propor a reflexão sobre o futuro dos museus a partir do compromisso criativo com o presente.

Museu de História Natural de Mato grosso

Foto: Divulgação

Com live, oficina, contação de história e vídeos educativos, a programação do Museu de História Natural de Mato grosso conta com atividades para adultos e crianças e será transmitida nas plataformas digitais do equipamento (www.instagram.com/museuhistorianaturalmt; www.facebook.com/museuhistorianaturalmt e Canal de YouTube)

Série ‘Por dentro do acervo’

A série três vídeos mostram o acervo e a reserva técnica do Museu de História Natural. Buscando tornar o acervo mais acessível ao público e compartilhar as práticas cotidianas dos profissionais que trabalham no museu, o material traz informações sobre preservação, documentação e como o processo é essencial na produção e transmissão do conhecimento.

Os vídeos serão publicados nas redes sociais do Museu nos dias 17, 20 e 23 de maio.

Live “Qual Museu de História Natural de MT queremos para o futuro?”

Abordando temas como tecnologia, acessibilidade, redes sociais e globalização, convidados dialogam sobre o papel social do museu na contemporaneidade, os impactos da pandemia e como o Museu de História Natural se manterá relevante com as constantes e cada vez mais rápidas transformações sociais.

O secretário de Estado, Alberto Machado, e o secretário adjunto de Cultura, Jan Moura, representam a Secel no encontro online. Participam ainda da atividade, a diretora do Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (Ecoss), Suzana Hirooka, o museólogo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, Saulo Moreno Rocha, o educador museal e coordenador da Rede de Educadores em Museus e Patrimônio de Mato Grosso, Jonilken Almeida, e a curadora do Museu de História Natural de Mato Grosso, Vitória Ramirez Zanquetta.

A live, que contará com intérprete de libras, será transmitida no canal de YouTube do Museu de História Natural de Mato Grosso, na quarta-feira (19.05), às 19h.

Contação de História “A Casa Dom Aquino”

A artista educadora Liudmila Diaz contará de forma lúdica a história da Casa Dom Aquino, que abriga o Museu de História Natural de Mato Grosso e é um importante patrimônio histórico do estado.

O material será compartilhado no Instagram, Facebook e canal no YouTube do Museu, na sexta-feira (21.05).

Oficina de Carimbos

A oficina vai ensinar como criar carimbos com diferentes materiais disponíveis em casa. Os carimbos produzidos terão foco na arte rupestre e nos padrões típicos de algumas etnias indígenas mato-grossenses.

Quem ministra o curso prático é a artista educadora Liudmila Diaz. A transmissão acontece no Instagram, Facebook e canal no YouTube do Museu, no sábado (22.05).

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso 

A programação apresenta lives e oficinas sobre arte e rituais sagrados e objetos religiosas, que serão transmitidas pelas plataformas do Museu: www.facebook.com/museudeartesacramt; www.instagram.com/museudeartesacramt e Canal de YouTube

Live Arte Sacra Contemporânea

A artista Sacra, especialista em Arte Sacra, Espaço Litúrgico e Mariologia, Mari Bueno, expõe informações sobre arte sacra contemporânea.

A transmissão será feita pelo facebook do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, na quinta-feira (20.05), às 19h.

Oficina Relicário

A oficina vai ensinar a confeccionar relicários com a utilização de caixas de fósforo. Com a atividade prática, o Museu busca promover o conhecimento e estimular a reflexão sobre o respeito à diversidade religiosa.

Em formato de vídeo, a oficina estará disponível nas plataformas digitais do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso na sexta-feira (21.05).

Live ‘Os Bóe e os rituais sagrados’

A apresentação será feita por Adriano Bororo Makuda, indígena da etnia Bóe Bororo. Adriano é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Mestre em Antropologia também pela UFMT, e professor na Escola Estadual Indígena Sagrado Coração de Jesus na Aldeia Meruri.

A live será transmitida pelo pelo facebook do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso na sexta-feira (21.05), às 19h

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Indígenas são impedidos de plantar roças devido à venda de créditos de carbono na Amazônia 

Organizações denunciam transações sem consulta que impactam a vida nas aldeias na fronteira Brasil-Colômbia: "viramos vigias da floresta".

Leia também

Publicidade