MT: Cerveja é tema da primeira noite do evento internacional de popularização da ciência

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Cientifico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lecticia Figueiredo, centenas de pessoas participaram do bate papo virtual, responderam perguntas e ganharam brindes

Assuntos científicos que geralmente são discutidos e aprofundados em ambientes universitários ou centros de pesquisa ganham um novo local de debate. Idealizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), nesta terça-feira (08) ocorreu a primeira noite do Pint of Science, maior festival internacional de divulgação científica, em um ambiente descontraído, na cervejaria Louvada, em Cuiabá. O bate papo virtual foi sobre a produção e armazenamento da cerveja.

Este ano, o evento está sendo realizado em formato totalmente on-line, por causa da pandemia. O evento gratuito segue com programações para os dias 9 e 10 de setembro, a partir das 17h30 (horário de Mato Grosso) e será transmitido ao vivo, pelo Youtube e Facebook da Seciteci.

Foto: Reprodução/Shutterstock

Na primeira noite, o assunto principal foi curiosidades sobre a cerveja. A pesquisa desenvolvida na área foi apresentada pela professora Jussara de Araújo da Unemat, que contou com a interação do público por meio das redes sociais.

“É uma oportunidade única de podermos mostrar para a população aquilo que a gente faz atrás dos cenários universitários, trazendo uma linguagem simples para que todos possam entender e participar e a interação do público foi muito bacana”, comentou a professora.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento Cientifico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lecticia Figueiredo, centenas de pessoas participaram do bate papo virtual, responderam perguntas e ganharam brindes.

“Esta interação com o público e as dinâmicas realizadas durante a live, tornou a conversa virtual ainda mais descontraída, acho que esta é uma excelente forma de popularizar a ciência. Percebemos que as pessoas querem saber mais sobre as pesquisas e os pesquisadores querem falar para a população e então este canal foi criado”, disse.

O evento on-line contou com a participação da cantora Angelique Mileny, que na ocasião ressaltou a importância desta integração entre público, pesquisador e artistas. Ela afirma que participar deste encontro ficará gravado na memória.

“Estou me sentindo realizada e feliz, porque além de ser cantora eu sou engenheira e poder unir as duas coisas realmente me trouxe muita satisfação, é um marco na minha vida e na minha carreira”, disse.

Para participar, os interessados devem preencher o formulário disponível no Sympla AQUI. Os 150 primeiros inscritos ganharão uma caneca de brinde e poderão retirar a partir de 4 de setembro, na Cervejaria Louvada, localizada na Avenida das Torres, bairro Jardim Imperial, em Cuiabá. Durante as lives também serão sorteados alguns brindes para os participantes.

O evento que surgiu em 2013, neste ano é realizado simultaneamente em 10 países, integrando pesquisadores cientistas e a comunidade em geral, que se reúnem para expor estudos e discutir resultados de pesquisas de maneira informal em ambientes descontraídos, como bares, restaurantes e Pubs, proporcionando um canal direto de conversa entre os cientistas e a sociedade.

A proposta é divulgar conhecimento científico para o público em geral em mais de 100 cidades do mundo. Os principais países envolvidos são: Brasil, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, França, Irlanda, Itália e Reino Unido. No Brasil, pelo menos outras 73 cidades brasileiras vão realizar o evento.

Em Cuiabá é realizado pela segunda vez, com a parceria entre a Seciteci, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Cervejaria Louvada e a agência de publicidade Cria Estúdio.

Pint of Milk

Este ano, para atrair participação de crianças e adolescentes, o evento terá uma programação especial, o Pint of Milk, visando estimular curiosidades e futuros estudos na área científica. Este evento virtual será nos dias 9 e 10 de setembro, às 15h (horário de Mato Grosso).

A transmissão será da sede da Seciteci, por meio do canal do Youtube e Facebook da secretaria. No dia 9, a live será com a professora da Seciteci, Juliana Graziela, e no dia 10 com o professor da UFMT, Marcelo Marchiori.

Programação Pint Of Science

9 de setembro

17h30 (horário de Cuiabá) | Pint of Science | Talk “A ciência do nano e suas tecnologias” – Teldo Anderson da Silva Pereira (UFMT)

18h00 (horário de Cuiabá) | Pint of Science | Talk “O que (des)conhecemos sobre a biodiversidade” – Thadeu Sobral (UFMT)

– Participação especial da Banda The Xomanos

10 de setembro

17h30 (horário de Cuiabá) | Pint of Science | Talk “Epidemias em tempos de Mudanças Climáticas” – Eliane Ignotti (UNEMAT)

18h00 (horário de Cuiabá) | Pint of Science |Talk “Matemática e Ciência no estudo e controle de epidemias” – Moiseis Cecconello (UFMT)

– Participação especial da cantora Angela Custódio

Programação Pint Of Milk

9 de setembro

15h00 (horário de Cuiabá) | Pint of Milk | Oficina virtual: “Surpresas Científicas: Não é mágica, é ciência” – Juliana Graziela (SECITECI)

Serão realizadas artisticamente experiências científicas, nas quais os espectadores poderão construir com materiais simples, além de concorrerem a sorteio de brindes.

10 de setembro

15h00 (horário de Cuiabá) | Pint of Milk | Talk “O céu de Mato Grosso: Uma janela para a Ciência e para o Cosmos” – Marcelo Marchiori (UFMT)

Um convite para fomentar curiosidade de jovens, crianças a olharem o céu de Mato Grosso como uma futura oportunidade para a ciência.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade