A Cobra Papagaio (Corallus caninus) tem uma aparência bastante peculiar, pode ser considerada uma das serpentes mais lindas da região amazônica. Uma serpente constritora arborícola, ou seja, não tem peçonha e habita em árvores.
Possui estruturas chamadas de fossetas labiais que são órgãos localizados na cabeça e acompanha a linha da boca permitindo que esses animais consigam localizar alimentos vivos a noite, percebendo a variação de calor entre a presa e o ambiente, outra coisa interessante é a dentição dessa serpente, pois, aumentam de tamanho no sentido do fundo da boca para frente, adaptação que ajuda a agarrar a prender a presa em sua boca para que não consiga fugir.
No amazonas podem ser encontrados ao norte do estado e na região de Manaus a leste do Rio Negro. O único diferenciador ótico de confiança em relação a outras espécies são as escamas na área do focinho.
Mais informações sobre este e outros animais selvagens da região de Manaus, no programa Manaus Selvagem No Amazonsat, ou no site do Manaus Selvagem.