Tradição e fé com a chegada do Divino em Pimenteiras

Reconhecido como patrimônio histórico do Estado de Rondônia, festejo existe há 137 anos.

Na manhã desta segunda-feira, 10, chegou ao porto da cidade de Pimenteiras do Oeste (sul de Rondônia) os batelões trazendo os romeiros do Divino Espírito Santo.

A recepção foi feita pela Irmandade do Divino, autoridades e população em geral. A cada paragem, os peregrinos avisam sua chegada soltando fogos. São recebidos com cânticos de louvor e acompanhados às casas em que os servem alimentação. O clima é de festa. Também é celebrada uma missa em cada local visitado.

Foto: Júlio Olivar/Acervo pessoal

Uma das festividades católicas mais antigas da Amazônia, a Romaria do Divino Espírito Santo é aguardada com ansiedade e emoção pelas comunidades ribeirinhas.

A presença dos fiéis em Pimenteiras prossegue até o dia 14, quando deixam a cidade e seguem pelo rio rumo a localidade.

Durante cerca de 40 dias, a procissão pluvial percorre várias vilas e cidades do Brasil e da Bolívia, anunciando sua chegada com fogos de artifício e muita cantoria. A tradição já tem 127 anos e envolve elementos das culturas portuguesa e afro-brasileira. 

Sobre o autor

Às ordens em minhas redes sociais e no e-mail: julioolivar@hotmail.com . Todas às segundas-feiras no ar na Rádio CBN Amazônia às 13h20.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Imagem de microalga encontrada no Pará vence prêmio nacional de ilustração científica

Produzida no Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura do Museu Goeldi, a imagem vencedora é resultado do primeiro levantamento das comunidades de algas microscópicas da Ilha de Cotijuba.

Leia também

Publicidade