Rondônia é o Estado com menos desocupados em todo o Norte

Em todo o país, Rondônia fica na terceira posição.

Pesquisa do IBGE mostra que Rondônia é o que tem um dos menores índices — 3,9% — de pessoas desocupadas, sem trabalho formal, em todo o país. O estado fica pouco atrás de Mato Grosso e Santa Catarina, empatados com 3,8%. Os índices recém divulgados pelo instituto referem-se ao terceiro trimestre de 2022.

Estados industrializados, como São Paulo, tem mais do que o dobro de desempregados em relação a Rondônia: 8,6% da população. Rio de Janeiro atinge 7,3% e Minas, 6,3%. O campeão da triste estatística, porém, é a Bahia, com 15,1%. Os piores resultados da pesquisa, aliás, alcançaram todos os estados do Nordeste.

A capital rondoniense, Porto Velho. Foto: Júlio Olivar/Arquivo pessoal

No Norte do Brasil, Rondônia é, disparado, o estado na melhor posição, seguido por Roraima, com 4,9%, e Tocantins, com 5,6%. Já os vizinhos Amapá, Acre, Amazonas e Pará amargam com 10,8%, 10.1%, 9,4% e 8,8% de desocupados, respectivamente.

A pesquisa também observou, isoladamente, as capitais. No geral, em todas as unidades da federação, a situação de desemprego está pior nas capitais do que as cidades do interior. Neste particular, Porto Velho tem bem mais desempregados do que a média de Rondônia como o todo. São 5,9% dos porto-velhenses acima dos 14 anos que declaram não terem ocupação remunerada. Ainda assim, a cidade rondoniense está entre as sete capitais brasileiras em melhores condições, atrás apenas de Goiânia (4,2%), Boa Vista (4,7%), Palmas (5,1%), Campo Grande (5,1%) e Florianópolis (5,6%) e Cuiabá (5,5%).

Três capitais do Norte aparecem muito mal no gráfico. A pior posição é a de Belém (PA) com 13,7% da população considerados desocupados. Está em terceiro lugar nacional, perdendo apenas para Recife (PE), com 14,7%, e Salvador (BA), 17,9%. A capital acriana Rio Branco fica na quinta colocação no ranking nacional em desocupação, com 12,6%; e Manaus (AM), na oitava, com 11,8%. 

Imagem: Reprodução/IBGE

Sobre o autor

Às ordens em minhas redes sociais e no e-mail: julioolivar@hotmail.com . Todas às segundas-feiras no ar na Rádio CBN Amazônia às 13h20.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Museu Goeldi participa de projeto para restauração de reserva no Maranhão

Museu paraense será responsável técnico pela restauração de 260 hectares na Rebio Gurupi, localizada no estado maranhense.

Leia também

Publicidade