Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Multiartista leva Rondônia na bagagem para Portugal

Compositor, cantor, artista plástico e designer gráfico. Jhon Douglas é tudo isto e muito mais. E, em cada área, ele imprime sua originalidade, longe de clichês.

Nascido em Vilhena [sul de Rondônia], em 1988, o rapaz não segue a nenhuma escola. Ele foi forjado em seus próprios experimentos baseados na natureza e na simplicidade da cidade do interior que ele leva para onde vai.

John saiu da Amazônia brasileira para a capital de Portugal em 2015. Em Lisboa, o artista autodidata materializa as suas inquietações e visões de mundo em diferentes suportes e artefatos criativos, em especial nas artes visuais, na música e na comunicação multimídia.

"Minha vitrine é sempre dizer que sou de Rondônia, da Amazônia, do Brasil. Vilhena e a nossa região estão presentes nas minhas falas e nos trabalhos que desenvolvo", explica Jhon, que faz questão de manifestar seu amor pela sua terra de origem.

O cantor amazônico: sucesso nos palcos portugueses. Foto: Divulgação

A essência é essa. Mas as letras, a estética desde os figurinos e os clipes têm muito também de provocações e questionamentos planetários, de olho no caos existencial. As críticas sociais e políticas misturam contundência com leveza e bom humor. "Desperto o riso e, ao mesmo tempo, provoco reflexões", resume.

Ultimamente, ele está em cena — e com direito a muitos aplausos do público e da crítica — com a banda 'Jhon Douglas – JungleBoys & Maritacas'. Lançou seu primeiro registro musical em 2019, com o EP 'Mato', e o primeiro álbum em estúdio do projeto com o grupo. Foi muito bem recebido pela mídia local.

Destaques à presença de palco e à energia musical contagiantes, presente nas principais casas de show de Portugal.

Artes visuais de Jhon estão em várias partes do mundo. Foto: Divulgação

Veja o clipe o clipe 'Artista não faz curva':

Artista plástico

Sua trajetória teve início ainda no mercado formal de trabalho. Depois de alguns anos de experiência como diretor de arte em agências criativas, Jhon Douglas começou o seu percurso no mundo das artes visuais.

Hoje, possui pinturas, murais e telas distribuídas por diversos países. São trabalhos com traços e tons vivos das telas que pinta, nas silhuetas das máscaras que esculpe e no seu próprio jeito de estar e interagir com o mundo.

Sobre o autor

Às ordens em minhas redes sociais e no e-mail: . Todas às segundas-feiras no ar na Rádio CBN Amazônia às 13h20.

*O conteúdo é de responsabilidade do colunista

Veja mais notícias sobre JotaÓ escreve.

Veja também:

 

Comentários: 1

Newton Pandolpho em Terça, 21 Março 2023 12:35

Conheço o Jhon desde que era um garoto. Sempre esbanjou talento e muita criatividade. Acredito que ainda vamos ouvir falar (muito bem) dele pelo mundo.

Conheço o Jhon desde que era um garoto. Sempre esbanjou talento e muita criatividade. Acredito que ainda vamos ouvir falar (muito bem) dele pelo mundo.
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/