Governador Jorge Teixeira discursa no ato oficial de instalação do Estado de Rondônia. Foto: R. Machado
Por Júlio Olivar – julioolivar@hotmail.com
O fotógrafo Rosinaldo Machado, residente em Porto Velho e referência do fotojornalismo, representa Rondônia em uma importante exposição no Rio de Janeiro.
Fullgás – Artes Visuais e Anos 1980 no Brasil é o nome da exposição que o Centro Cultural Banco do Brasil oferece ao público de 2 de outubro até janeiro de 2025.
Machado enviou para a exposição uma série de imagens históricas, como os atoleiros na BR-364 antes da inauguração do asfalto em 1984, que acelerou a onda migratória em Rondônia. No entanto, a foto escolhida foi a da instalação do Estado de Rondônia em 1982.
A mostra faz parte das comemorações pelos 35 anos do CCBB RJ e apresenta cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do país. O evento também incluir elementos da cultura visual da época, como revistas, panfletos, capas de discos e objetos icônicos, ampliando a reflexão sobre o período.
Mistério: empresário rondoniense é assassinado na Bolívia
Pedro André de Souza foi assassinado no último fim de semana dentro de casa numa área rural na Bolívia. Até o momento, a polícia não divulgou as linhas de investigação que adotou para o caso.
O empresário tinha negócio em Ji-Paraná e em Vilhena. Lidava com construção civil e agronegócio. Em 1999 fundou o jornal Folha de Rondônia — que durante anos foi um dos principais veículos de comunicação do Estado — e, em 2006, o Diário do Povo, com duração efêmera. Ambos não existem mais.
Controvertido, polêmico e cheio de inimigos poderosos, Pedro André também gozava de prestígio político. Em 2000 foi eleito vereador em Ji-Paraná, mas renunciou ao mandato logo em seguida.
Ultimamente, dizia estar sendo ameaçado de morte e só circulava com carro blindado. A razão seria uma cobrança judicial em que Pedro André saíra vencedor, recebendo R$ 30 milhões de reais.
Sobre o autor
Júlio Olivar é jornalista e escritor, mora em Rondônia, tem livros publicados nos campos da biografia, história e poesia. É membro da Academia Rondoniense de Letras. Apaixonado pela Amazônia e pela memória nacional.
*O conteúdo é de responsabilidade do colunista