Livro narra a saga da Família Coelho, presente na região do Vale do Rio Madeira — no sul do Estado do Amazonas, atual divisa com Rondônia — desde o século 19. Foto: Divulgação
Por Júlio Olivar – julioolivar@hotmail.com
Nesta sexta-feira (12/12), a cidade de Porto Velho (RO) foi palco de um evento cultural de grande relevância, com o lançamento do livro “O tabelião e o ministro”, de autoria do escritor Júlio Olivar. O evento foi organizado pela Emeron (Escola da Magistratura de Rondônia), que idealizou e editou o livro, distribuído gratuitamente — impresso e em formato digital.
O evento, realizado no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, um local icônico da história da capital rondoniense, reuniu autoridades, personalidades, estudantes, imprensa e amantes da historiografia regional. O presidente da Emeron, desembargador Alexandre Miguel, que fez a apresentação do livro sobre a família Coelho, foi o primeiro a se pronunciar, enaltecendo o papel da entidade que mantém projetos editoriais e o Centro Cultural e de Memória.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
O livro, que narra a saga da Família Coelho, presente na região do Vale do Rio Madeira — no sul do Estado do Amazonas, atual divisa com Rondônia — desde o século 19, é um tributo à memória do tabelião Francisco Plínio Coelho, avô do ministro do STJ, Raul Araújo, e pioneiro em Humaitá que presenciou o surgimento da cidade de Porto Velho. Entre os membros da família Coelho, destacou-se o ex-governador do Amazonas Plínio Coelho, que foi uma das maiores lideranças do Norte do país entre as décadas de 1950 e 1980.
Durante o cerimonial, o autor entregou simbolicamente um exemplar da primeira edição do livro sobre a família Coelho ao ministro Raul Araújo, que se mostrou emocionado com a homenagem e falou em nome de sua família. As presenças do ministro e outras autoridades, incluindo o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, Raduan Miguel, e o presidente da Academia Rondoniense de Letras, Diego Vasconcelos, deram um tom de importância ao evento.

A manhã de autógrafos foi um sucesso, com a presença de pessoas de várias faixas etárias e personalidades que apreciam a historiografia regional. Além disso, os convidados tiveram a oportunidade de fazer um passeio na maria-fumaça, um charme que remete ao passado ferroviário da cidade.
Leia também: Presidente da Biblioteca Nacional visita Rondônia

O lançamento de “O tabelião e o ministro” é um exemplo de como a cultura e a história podem ser celebradas de forma criativa e envolvente. O livro sobre a família Coelhoestá disponível gratuitamente para download no link: https://emeron.tjro.jus.br/images/Ebooks/O_Tabeliao_e_o_Magistrado_09_10.pdf; é uma leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam pela história de Rondônia, da Amazônia e do Brasil.
Sobre o autor
Júlio Olivar é jornalista e escritor, mora em Rondônia, tem livros publicados nos campos da biografia, história e poesia. É membro da Academia Rondoniense de Letras. Apaixonado pela Amazônia e pela memória nacional.
*O conteúdo é de responsabilidade do colunista
