Osvaldo Duarte lança livro de poesias na ABL. Foto: Divulgação
Por Júlio Olivar – julioolivar@hotmail.com
Professor no campus da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em Vilhena, o premiado poeta Osvaldo Duarte teve o seu livro “À sombra do escondido” lançado em Portugal. E neste mês de novembro saiu a edição brasileira (Inmensa Editorial) em capa dura. E não é só isso: Duarte lança seu livro, dia 13 de novembro, na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro.
Guns N’ Roses atrai 40 mil pessoas em Cuiabá
A banda norte-americana Guns N’ Roses reuniu uma multidão de 40 mil pessoas na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), no dia 31 de outubro. O espetáculo atraiu fãs de várias partes do Brasil e até da Bolívia: cerca de 33% do público era formado por turistas.
Entre os que encararam a viagem estavam muitos rondonienses. Uma delas foi a professora e jornalista Magda Hussein, 51 anos, apaixonada por rock. Trabalhando na comunicação do Governo de Rondônia, Magda partiu de Porto Velho rumo a Cuiabá – 1400 km de estrada (ou o dobro disso na ida-e-volta) – para viver a experiência de ver os “gringos” de perto.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp
Documentário escolar é bronze nacional
Produzido pela Escola Municipal Felipe Rocha de Lima da cidade de Vilhena (sul de Rondônia) com o apoio técnico da Secretaria Municipal de Comunicação, o documentário “Vilhena: Minha Cidade Tem História” conquistou o 3º lugar no 15º Prêmio da Editora Opet, realizado em Curitiba. A premiação contou com 154 trabalhos inscritos de diversas regiões do país.
Sob a coordenação da professora Josy Mari, o filme destaca os principais pontos históricos de Vilhena, com ênfase na Casa de Rondon, considerada o marco-zero da cidade. Desde 2019, a educadora lidera o projeto, que tem como objetivo valorizar a memória local e despertar o interesse dos alunos pela história regional. A conquista representa um reconhecimento nacional ao trabalho desenvolvido na rede municipal de ensino e reforça a importância da educação como ferramenta de preservação cultural.
Cantor John Douglas brilha na cena artística europeia

Nascido em Vilhena, o cantor, compositor e multi-instrumentista Jhon Douglas tem levado seu talento muito além das fronteiras brasileiras. Atualmente radicado em Portugal, o artista se apresenta em diversos palcos da Europa, encantando públicos com sua versatilidade musical e presença cativante.
Apesar da distância, ele mantém viva a conexão com suas raízes: “Vilhena está comigo para onde eu vou”, afirma com orgulho.
Além da música, Jhon Douglas também se destaca como artista plástico, demonstrando sensibilidade em todas as formas de expressão que abraça.
O adeus ao premiado escritor rondoniense Carlos Paraguassu
Vítima de câncer, faleceu no dia 3 de novembro, em Porto Velho, aos 64 anos, o escritor premiado, ex-superintendente do Ibama em Rondônia e professor universitário Carlos Alberto Paraguassu-Chaves.
Membro da Academia Rondoniense de Letras, ele deixa, segundo nota da instituição, “uma trajetória marcada pela educação, pela pesquisa e pelo amor por Rondônia”.

Reconhecido como referência na ciência e na educação, Paraguassu-Chaves era professor titular do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Doutor em Ciências da Saúde, conquistou em 2013 o Prêmio Internacional de Literatura Científica da Racco Europa, com a obra Geografia Médica ou da Saúde: Espaço e Doença na Amazônia Ocidental.
Ao longo de sua carreira, publicou diversos livros que investigam a relação entre saúde, espaço e sociedade na Amazônia, entre eles Aspectos Fundamentais da Sanologia e Trajetória à Imortalidade. Suas pesquisas e publicações consolidaram um legado de dedicação à academia e ao desenvolvimento científico da região, tornando-o uma das vozes mais respeitadas da intelectualidade rondoniense.
Leia também: Pianista Linda Bustani recebe título de Doutora Honoris Causa pela UNIR
Sobre o autor
Júlio Olivar é jornalista e escritor, mora em Rondônia, tem livros publicados nos campos da biografia, história e poesia. É membro da Academia Rondoniense de Letras. Apaixonado pela Amazônia e pela memória nacional.
*O conteúdo é de responsabilidade do colunista
