Reunião solene da academia no Teatro Guaporé. Foto: Divulgação
Por Júlio Olivar – julioolivar@hotmail.com
A Academia Rondoniense de Letras (ARL) comemora 10 anos de fundação em agosto e, para celebrar, lança uma edição especial da revista Karipuna Kult (KK). A versão virtual já está disponível (segue PDF), e a impressa será distribuída gratuitamente no próximo mês.
A publicação com 56 páginas traz um pouco da história da ARL, uma galeria de imagens e produções textuais e imagéticas dos acadêmicos. Sob a responsabilidade do escritor William Haverly Martins, fundador emérito da academia, a revista foi possível graças a uma parceria com o Ministério Público Estadual.
📲 Confira o canal do Portal Amazônia no WhatsApp

Desde sua fundação em 2015, a ARL participou de momentos importantes, como o lançamento da antologia “Prismas singulares” e a publicação da KK. Além de produções literárias, artísticas e científicas, a academia esteve à frente de debates e ações para preservar a memória rondoniense, incluindo o pedido de tombamento da primeira casa de alvenaria ainda em pé em Porto Velho e a revitalização de jazigos históricos, como o do poeta Vespasiano Ramos (1884/1916).
A ARL tem um motivo adicional para comemorar: o presidente Diego Vasconcelos anunciou que, em breve, será inaugurada a sede própria da instituição, localizada na antiga Assembleia Legislativa de Rondônia. Esse espaço permitirá reuniões adequadas e a preservação do acervo da academia.
Para os próximos anos, a ARL planeja projetos como uma feira estadual do livro, concursos literários e projetos pedagógicos para promover a literatura em Rondônia.
Sobre o autor
Júlio Olivar é jornalista e escritor, mora em Rondônia, tem livros publicados nos campos da biografia, história e poesia. É membro da Academia Rondoniense de Letras. Apaixonado pela Amazônia e pela memória nacional.
*O conteúdo é de responsabilidade do colunista
