União Europeia critica destituição de procuradora-geral da Venezuela

A representante da União Europeia (UE) para a Política Exterior, Federica Mogherini, afirmou nesta segunda-feira (7) que a tomada de posse da Assembleia Constituinte na Venezuela e a destituição da procuradora-geral, Luisa Ortega, dificultam a “volta pacífica à ordem democrática”. As informações são da Agência Brasil.

Foto:Reprodução/Agência Brasil

“A posse da Assembleia Constituinte e suas primeiras ações, incluindo a remoção de Luisa Ortega de seu posto no Ministério Público, debilitaram ainda mais as perspectivas de uma volta pacífica à ordem democrática na Venezuela”, destacou uma porta-voz de Mogherini em um comunicado.

Além disso, “aumentou a polarização de uma sociedade já dividida”, lamentou.

A porta-voz insistiu que “não há alternativa relacionada às instituições legítimas, à separação de poderes e ao direito dos cidadãos a expressarem livremente sua opinião política”.

“O Governo da Venezuela tem a responsabilidade de garantir o respeito à Constituição venezuelana”, disse, reiterando que a UE “chama todos os atores na Venezuela a trabalharem para instalar a confiança necessária para uma solução negociada da crise institucional”.

A UE pediu ao presidente Nicolás Maduro que “libere urgentemente todos os prisioneiros políticos e garanta o respeito ao Estado de Direito e aos direitos humanos”.

A União Europeia, destacou o comunicado, “seguirá trabalhando com todos os parceiros, nacionais e internacionais, para garantir um apoio adequado a um retorno não violento à ordem democrática e uma solução aos apuros econômicos e sociais” nos quais se encontra o povo venezuelano.

No domingo (6), Maduro defendeu que a decisão da Assembleia Constituinte de remover a procuradora-geral era “necessária”. Ele também defendeu a legalidade do órgão que reescreverá a Carta Magna venezuelana.

Os protestos da oposição a Maduro que começaram em abril causaram a morte de pelo menos 120 pessoas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade